Instrutor: Eng. Daniel Miranda dos Santos
Engenheiro Civil pela Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2002. Mestre em engenharia de estruturas pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) em 2006. Sócio da EGT Engenharia Ltda., onde atua em projeto estrutural de grandes obras. Professor da disciplina “Ações e Segurança nas Estruturas” do curso de Especialização do PECE da escola Politécnica da USP. Membro da comissão de revisão da NBR 6118.
Publico alvo: Estudantes de engenharia civil e engenheiros civis
Pré-requisito para os estudantes: Desejável ter feito as disciplinas básicas de resistência dos materiais e de estruturas de concreto
Objetivo: Contribuir para a difusão de modelos de bielas e tirantes no dia a dia de projeto, com o intuito de mostrar ao engenheiro que o dimensionamento e o detalhamento das estruturas de concreto podem ser feitos de forma simples e racional, em substituição às abordagens empíricas.
Temas abordados: Breve revisão dos critérios de resistência de nós, bielas e tirantes; Vigas paredes isostáticas e contínuas; Furos em vigas paredes; Furos em vigas; Armadura de costura; Armadura de suspensão; Dimensionamento de chapas com auxílio de campos de tensões e dimensionamento de placas e cascas através do método das três chapas do CEB.