Mais uma vez a ABECE marcou presença na Concrete Show South America promovendo, no dia 30 de agosto de 2012, no 6º Concrete Congress, um workshop voltado para a área da engenharia estrutural. O tema deste ano foi Porque as estruturas duram centenas de anos.
O evento aconteceu no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo (SP), e teve o objetivo de valorizar as boas práticas de projeto e execução de estruturas de concreto apresentando novos materiais, prevenções de patologias, construções sustentáveis como solução para a longa vida útil das estruturas.
Os engenheiros Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, José Celso da Cunha e Vanderley M. John foram os responsáveis por proferirem, respectivamente, as palestras Recomendações para aumentar a vida útil de estruturas de concreto, As estruturas pré-colombianas das Américas e Durabilidade e vida útil na indústria da construção.
Como parte da programação do workshop, o palestrante José Celso da Cunha lançou e autografou o livro "A História das Construções 3 – Das construções olmecas, no México, ao Panteão de Paris". A publicação faz parte de uma série (cujos dois volumes anteriores foram lançados em 2009) que é fruto de uma intensa pesquisa sobre o início e a evolução da engenharia e da arquitetura.
O workshop foi patrocinado pela Atex, ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland), Fischer, Mills, SH, TQS Informática e Ulma, e contou com o apoio da Abcic, Anapre, CTE, Ibracon, NGI, Secovi/SP, Sinaenco e Sinduscon-SP.
A ABECE esteve representada, no dia 29 de agosto, na abertura oficial da Concrete Show South America para o público, pelo diretor Jefferson Dias de Souza Jr., que acompanhou os discursos dos patrocinadores e parceiros do evento e participou do descerramento da fita inaugural da feira.
Durante os três dias da Concrete Show South America (29 a 31 de agosto), representantes da ABECE recepcionaram na ilha Concrespaço, no pavilhão de exposições, convidados e interessados em conhecer as ações da entidade.