Siga-nos no Twitter   Siga-nos no Facebook   Siga-nos no Instagram

Instrutores: Engenheiros Marcio Antonio Ramalho e Marcio Roberto Silva Corrêa

Carga Horária: 12 horas

Público-alvo: Projetistas de Estruturas e profissionais que atuam no desenvolvimento de projetos estruturais.

Abordagem: Temas diretamente relacionados ao projeto estrutural de edifícios concebidos em alvenaria de blocos cerâmicos ou de concreto, conceito de alvenaria estrutural, ressaltando os aspectos relevantes à concepção estrutural de edifícios. São apresentados aspectos de aplicação direta na prática usual de escritórios de projeto e discutidos modelos disponíveis para a distribuição de cargas verticais e de ações horizontais, destacando-se os aspectos mais importantes a serem observados na fase de análise estrutural. As bases conceituais para o dimensionamento da alvenaria estrutural são discutidas, cobrindo as solicitações mais importantes dos elementos estruturais: compressão simples, cisalhamento, flexão simples e flexo-compressão. É dado destaque especial para a alteração da filosofia de introdução da segurança, adotada pelas normas de alvenaria brasileiras recentemente revisadas (NBR 15961:2011 e NBR 15812:2010).

Conteúdo programático: Módulo 1 (Conceitos fundamentais, modulação, concepção estrutural, introdução à análise estrutural), Módulo 2 (Distribuição de cargas verticais e ações horizontais, parâmetros de dimensionamento), Módulo 3 (Dimensionamento de elementos de alvenaria estrutural, aplicação em edifícios usuais, efeito arco)

ABECE - Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1993, conj. 61 - São Paulo - SP - Fone: 11-3938-9400 - Fax: 11-3938-9407 - email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Produzido por www.arteinterativa.com.br