Siga-nos no Twitter   Siga-nos no Facebook   Siga-nos no Instagram

Instrutor: Eng. Alio Ernesto Kimura

Carga Horária: 16 horas

Objetivo: abordar os principais aspectos teóricos do cálculo de pilares de concreto armado de forma prática, principalmente no que se refere à análise das imperfeições geométricas e dos efeitos de 2ª ordem.

Programa: Visão geral do cálculo de pilares de concreto armado em projeto de edifícios; revisão sobre as não-linearidades (física e geométrica); efeitos globais de 2ª ordem nos pilares; diagrama N, M, 1/r, a base dos processos mais refinados; métodos aproximados para cálculo dos efeitos locais de 2ª ordem; método geral; momento mínimo de 1ª ordem (M1d, min), como aplicá-lo; exemplos dos comentários da NB-1; análise à flexão composta oblíqua; análise de pilares-parede: por faixas isoladas e por malha; aspectos gerenciais de projeto; tendências e novas metodologias na análise de pilares de concreto armado.

ABECE - Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1993, conj. 61 - São Paulo - SP - Fone: 11-3938-9400 - Fax: 11-3938-9407 - email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Produzido por www.arteinterativa.com.br