Siga-nos no Twitter   Siga-nos no Facebook   Siga-nos no Instagram   Siga-nos no Instagram   Siga-nos no Youtube

Instrutor: Rubens Migliori

Carga Horária: 10h

Apresentação: O curso trata dos conceitos fundamentais sobre concreto protendido e suas principais aplicações, de forma a preparar seus participantes a compreender as principais técnicas e procedimentos empregados em concreto protendido para fundamentar o desenvolvimento de projetos e executar obras de uso corrente. Destina-se a Engenheiros, Arquitetos e alunos de graduação em geral, especialmente aos que não tiveram a oportunidade de cursar disciplinas relativas a concreto protendido.

Objetivo: O objetivo principal é desenvolver a capacidade de entendimento dos mecanismos de resistência do concreto protendido e seus principais fatores influentes, propiciando o domínio metodológico da verificação da segurança das estruturas. Serão enfatizados os aspectos conceituais da tecnologia do concreto protendido da forma mais simples possível, procurando desmitificar o assunto, sem deixar de destacar os principais procedimentos de detalhamento de projetos e de execução de obras isostáticas.

Justificativa: Justifica-se este curso pela necessidade de proporcionar ao interessado o domínio dos conceitos e das técnicas básicas do concreto protendido, especialmente da verificação da segurança estrutural, inclusive porque na versão atual da norma técnica NBR-6118 o concreto armado e o concreto protendido são tratados em conjunto, mas muitos cursos de Arquitetura e de Engenharia Civil do Brasil não oferecem regularmente a disciplina Concreto Protendido.

Conteúdo Programático:
-Introdução, definições, conceitos e informações gerais.
-Materiais: concreto, aços para protensão.
-Processos de execução da protensão.
-Sistemas de protensão com armadura pré-tracionada e pós-tracionada.
-Tipos de protensão: completa, limitada e parcial.
-Métodos de dimensionamento e verificação: estados limites últimos e de utilização.
-Cálculo simplificado das perdas de protensão: atrito nos cabos, acomodação das ancoragens, deformação imediata do concreto, retração e fluência do concreto, relaxação do aço de protensão.
-Processos simplificados de verificação de tensões normais em seções transversais em estruturas isostáticas.

ABECE - Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural
Av. Queiroz Filho, nº 1700 – casa 80 – Condomínio Villa Lobos Office Park – Vila Hamburguesa – CEP: 05319-000 - São Paulo - SP
Fone: 11-3938-9400 - email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Produzido por www.arteinterativa.com.br