Siga-nos no Twitter   Siga-nos no Facebook   Siga-nos no Instagram

Instrutor: Eng. Alio Ernesto Kimura

Carga Horária: 16 horas

Objetivo: proporcionar, de forma prática, uma visão introdutória e geral do cálculo de pilares de edifícios de concreto armado.

Metodologia: tópicos apresentados de forma expositiva, com a resolução de exemplos de forma manual como também por meio de processamentos em computador, seguindo uma apostila fornecida aos participantes.

Programa: A importância dos pilares em uma estrutura; O cálculo de pilares dentro do contexto de um projeto estrutural de um edifício de concreto armado; A ABNT NBR 6118 e a proposta de revisão de 2014; A influência da informática no cálculo de pilares; Revisão de adimensionais e classificação dos pilares; Diagramas de interação e ábacos para dimensionamento; Esforços solicitantes para o dimensionamento de pilares; Solicitações iniciais, modelagem global de um edifício; Comportamento não-linear gerado pelas não-linearidades física e geométrica; Solicitações globais de 2ª ordem; Diagrama N, M, 1/r; Solicitações locais de 2ª ordem, modelo local (métodos aproximados e método geral); Flexão composta oblíqua; Solicitações devidas à imperfeição geométrica local (M1d,mín); Pilares-parede, efeitos localizados de 2ª ordem; Verificação de pilares de concreto armado em situação de incêndio; Aspectos gerenciais de projeto.

ABECE - Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1993, conj. 61 - São Paulo - SP - Fone: 11-3938-9400 - Fax: 11-3938-9407 - email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Produzido por www.arteinterativa.com.br