Siga-nos no Twitter   Siga-nos no Facebook   Siga-nos no Instagram   Siga-nos no Instagram   Siga-nos no Youtube

Instrutor: Eng. Maurício dos Santos Sgarbi Goulart

Carga Horária: 12 horas

Descrição: O desenvolvimento dos sistemas computacionais aplicados à engenharia estrutural é contínuo e inevitável. É fundamental que o engenheiro estrutural esteja sempre atualizado com as novas características e ferramentas disponíveis nos softwares, explorando-as ao máximo e buscando analisar a estrutura através de um modelo matemático com melhor simulação possível dos mecanismos da estrutura real. Porém, cabe sempre ao engenheiro escolher o modelo que será utilizado. O curso aborda a modelagem de estruturas de edifícios, buscando demonstrações dos diversos modelos possíveis para a análise estrutural. Serão tratadas as principais situações presentes no projeto estrutural de edifícios, adotando-se desde modelos simplificados e até os mais sofisticados, utilizando o que existe de mais avançado no mercado de softwares para análise estrutural.

Objetivo: Apresentar os diversos modelos numéricos possíveis para a análise estrutural em estruturas de concreto, capacitando o Engenheiro estrutural para a escolha do melhor modelo para cada situação de projeto. Será realizada uma abordagem conceitual dos modelos e serão apresentados resultados da análise estrutural, através de exemplos reais.

Programa: Modelo Estrutural: Conceitos e Aspectos Gerais (O que é modelo estrutural? Pode ser numérico ou experimental; Caracterização dos principais tipos de elementos finitos; Estrutural real X Modelo estrutural; O que esperar de um modelo estrutural; Requisitos para um bom modelo estrutural; Devemos acreditar sempre no modelo?; Como avaliar se o modelo é adequado ou não?; Modelos estruturais nos softwares), Modelagem de Pavimentos em Concreto Armado (Evolução dos modelos: da viga contínua ao MEF/Grelha; MEF x Grelha; Análise elástica linear x Análise Não-linear; Consideração da rigidez à torção em lajes maciças e Nervuradas: Análise Linear e não-linear; Consideração da rigidez a flexão dos pilares no modelo; Análise dinâmica; Modelagem de laje de fundação apoiada sobre base elástica - radier); Modelos de Análise para Edifícios com Múltiplos Pavimentos (Consideração do pavimento isolado para ações verticais; Consideração do pórtico espacial elástico-linear para ações verticais; Limitações dos modelos e intervenções para compatibilidade: processo construtivo, assimetria e ligações viga-pilar; Estrutura de contraventamento para ações horizontais: do núcleo rígido ao pórtico espacial integrado-completo; Influência do modelo na distribuição de esforços e parâmetros de estabilidade global; Análise dinâmica: importância do modelo mais refinado nas respostas; Interação solo-estrutura: estabilidade global e distribuição de esforços), Análise e Dimensionamento de Pavimentos Protendidos (Protensão: conjunto de cargas equivalentes; Método dos Pórticos Equivalentes; Método dos elementos finitos e grelhas; Análise da protensão no pórtico espacial integrado do edifício; Condições de contorno e geometria da estrutura: variáveis que direcionam o método de análise) e Tópicos Especiais (Plastificações: Abordagem geral e consideração nos softwares; Consideração não-linearidade física e geométrica em pórticos espaciais: simplificada X Refinada; Obtenção dos efeitos de 2ª ordem em pilares: refinamento através da consideração do modelo global; Formulação dos elementos do Pórtico Espacial completo: abordagem dos softwares; Blocos de fundação: modelos de análise; Modelos simples X Modelos complexos; Uma boa solução = Modelo simples + Modelo complexo).

ABECE - Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural
Av. Queiroz Filho, nº 1700 – casa 80 – Condomínio Villa Lobos Office Park – Vila Hamburguesa – CEP: 05319-000 - São Paulo - SP
Fone: 11-3938-9400 - email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Produzido por www.arteinterativa.com.br