Siga-nos no Twitter   Siga-nos no Facebook   Siga-nos no Instagram

A ABECE, em parceria com a Gerdau, revelou, na noite de 26 de outubro de 2011, no Rosa Rosarum, em São Paulo (SP), os vencedores do IX Prêmio Talento Engenharia Estrutural, principal premiação da área no país.

Foram reconhecidos os trabalhos desenvolvidos por engenheiros de todo o Brasil, em quatro categorias: Obras especiais, Infraestrutura, Edificações e Obras de pequeno porte. Ao todo, mais de 180 engenheiros estruturais concorreram à premiação. Os trabalhos foram julgados por uma equipe formada por membros da ABECE, da Gerdau e da Editora Pini.

Os critérios avaliados para a definição dos vencedores foram desde a originalidade, arrojo e complexidade da solução estrutural, até a economia de produtos durante a construção, criatividade de layout e adequação harmônica ao ambiente no qual o projeto está inserido. Além disso, esse ano o Prêmio selecionou um trabalho destacado pelo júri, assim como uma menção honrosa em Sustentabilidade.

Os vencedores são Heloisa Maringoni, com o projeto do CENPES II (na categoria Obras especiais), Raphael Faria de Mendonça, com o projeto Estação Faria Lima do Metrô (Infraestrutura), José Luiz V. C. Varela, com o Edifício Infinity Tower (Edificações) e Luciana de Faria Amaral Brito, com o Sobrado Residencial (Pequeno Porte). O destaque do Júri é Francisco Paulo Graziano, com o Edifício Green Valley Alphaville. Em Sustentabilidade, a menção honrosa é para Marcelo Graça Couto do Vale, com as unidades de reassentamento Pavão Pavãozinho na cidade do Rio Janeiro (RJ).

Os primeiros colocados ganham troféu e certificado, bem como uma viagem com acompanhante a Londres (Inglaterra) para participar da feira Ecobuild, evento mais importante da construção sustentável, a ser realizado em março de 2012. Os profissionais responsáveis pelos projetos com menção honrosa recebem placa alusiva ao evento, além de certificado.


Os vencedores

A primeira colocada na categoria Obras especiais é a eng. Heloisa Maringoni, com o Prédio CENPES II, localizado no Rio de Janeiro (RJ). O complexo de edifícios do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello para pesquisa é formado por um prédio central, laboratórios, centro de convenções, centro de realidade virtual e demais disciplinas, e todos os edifícios foram construídos com estruturas em aço. A profissional foi responsável pela criação do laboratório para pesquisa. Composto por estruturas regulares e padronizadas com módulo típico de 10x10m, válido para todos os nove edifícios do complexo. Localizados no térreo, contêm laje de piso em painéis alveolares protendidos, com sobrelaje para liberação de espaços intermediários para instalações. O aço e o concreto armado e protendido foram harmonizados para o melhor aproveitamento das propriedades inerentes a cada material.

Na categoria Infraestrutura, o vencedor é Raphael Faria de Mendonça, com a Estação Faria Lima do Metrô de São Paulo, na cidade São Paulo (SP). A estação subterrânea do Metrô de São Paulo, linha amarela, na avenida Faria Lima, tem 31m de profundidade, 135m de comprimento e 38m de largura. Foi executada em concreto armado com escavação feito pelo método invertido “cover and cut”, de tal forma que a superfície fosse liberada rapidamente para execução de outras frentes de trabalho. Estrutura projetada para resistir aos esforços do megatatuzão.

Já o vencedor da categoria Edificações é José Luiz V. C. Varela, com o Edifício Infiny Tower, localizado em São Paulo (SP). Esse projeto possui 130m de altura, estrutura em concreto armado e protendido. Pilares na fachada com inclinação para frente e para dentro da edificação. A obra também conta com fundação em sapata direta com 750m² e consumo de 1500m³, demandando um cálculo preciso.

Na categoria Obras de pequeno porte, a vencedora é Luciana de Faria Amaral Brito com o Sobrado Residencial, em Goiânia (GO). Localizado no bairro de Alphaville Flamboyant, o sobrado tem 621 m2 e foi projetado em concreto armado convencional e protendido com uso de lajes pré-moldadas e maciças protendidas. O sobrado apresenta uma série de peculiaridades arquitetônicas com destaque para os vãos, balanços, pilares esbeltos e várias transições, além do uso racional de cordoalhas não aderentes.

Na premiação Destaque do Júri o vencedor é Francisco Paulo Graziano com o Edificio Green Valley Alphaville, localizado em Barueri (SP). O projeto possui uma área estruturada de 150.000.00m². O volume de concreto é 48.500m³ e o peso em aço é 4.650 toneladas. Os blocos de fundação têm mais de 2.500m³ cada um e são apoiados parcialmente sobre solo e estacas, com mais de 40 mil toneladas de carga cada, unificando até 19 pilares cada bloco.

O Prêmio Talento Engenharia Estrutural também presta homenagem com menção honrosa aos profissionais que se destacaram nas quatro categorias. Em Obras especiais, reconhece-se o trabalho de César Pereira Lopes com o projeto do SESC Bom Retiro, em São Paulo (SP). Em Infraestrutura, Catão Francisco Ribeiro recebe menção honrosa pela Ponte sobre o Rio Negro, localizada em Manaus (AM). Na categoria Edificações, o destaque é Dácio Carvalho com o edifício Landscape Beira Mar, em Fortaleza (CE). Já em Pequeno porte, o homenageado é Flavio Correia D´Alambert pelo Mirador Oscar Freire, em São Paulo (SP).

Em Sustentabilidade a menção honrosa é para Marcelo Graça Couto do Vale com as unidades de reassentamento Pavão Pavãozinho na cidade do Rio Janeiro (RJ).

Conheça os vencedores do Prêmio

Categoria Edificações

Vencedor: José Luiz V.C.Varela
Empresa: Aluizio A.M. D´Avila & Associados (São Paulo – SP)
Obra: Edifício Infinity Tower (São Paulo - SP)


Eng. José Luiz V.C.Varela (à esq.) recebe prêmio de vencedor das mãos de Eduardo Barros Millen (Presidente da ABECE)




Menção Honrosa:
Dácio Carvalho
Empresa: Dácio Carvalho Projetos Estruturais (Fortaleza - CE)
Obra: Landscape Beira-Mar (Fortaleza - CE)


Eng. Dácio Carvalho (ao centro) recebe troféu e certificado alusivos à menção honrosa das mãos de Heitor Luis Bargamini (Diretor Executivo da Gerdau Longos Brasil) à esq.

Categoria Infraestrutura

Vencedor: Raphael Faria de Mendonça
Empresa: Noronha Engenharia (Rio de Janeiro - RJ)
Obra: Estação Faria Lima do Metrô de São Paulo (São Paulo – SP)


Eng. Raphael Faria de Mendonça (à esq.) recebe prêmio de vencedor das mãos de André Gerdau Johannpeter (Diretor Presidente e CEO da Gerdau)


Menção Honrosa: Catão Francisco Ribeiro
Empresa: Enescil Engenharia e Projetos (São Paulo – SP)
Obra: Ponte sobre o Rio Negro (Manaus – AM)


Eng. Catão Francisco Ribeiro (à esq.) recebe troféu e certificado alusivos à menção honrosa das mãos de Valdir Silva da Cruz (Membro do Conselho Deliberativo da ABECE)



Categoria Obras Especiais

Vencedor: Heloisa Maringoni
Empresa: Cia de Projetos Engenharia Estrutural (Rio de Janeiro - RJ)
Obra: CENPES II – Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello – Petrobras (Rio de Janeiro – RJ)


Eng. Heloisa Maringoni (à esq.) recebe prêmio de vencedora das mãos de Ricardo Giuseppe Mascharoni (Vice-presidente executivo das operações de negócios Longos Brasil e América Latina Norte - Gerdau)


Menção honrosa: César Pereira Lopes
Empresa: Escritório Técnico César Pereira Lopes (São Paulo – SP)
Obra: Sesc Bom Retiro (São Paulo - SP)



Eng. César Pereira Lopes (à esq.) recebe troféu e certificado alusivos à menção honrosa das mãos de Anderson Correia Teixeira (Editora Pini)



Categoria Obras de Pequeno Porte

Vencedor: Luciana de Faria Amaral Brito
Empresa: WZ Engenharia (Goiânia - GO)
Obra: Sobrado residencial (Goiânia - GO)


Eng. Luciana de Faria Amaral Brito (à esq.) recebe prêmio de vencedora das mãos de Sérgio Watanabe (Presidente do Sinduscon-SP)


Menção honrosa: Flávio Correia D´Alambert

Empresa: Projeto Alpha Engenharia de Estruturas (Barueri - SP)
Obra: Edifício Mirador Oscar Freire (São Paulo -


Eng. Flávio D´Alambert (à esq.) recebe troféu e certicado alusivos à menção honrosa das mãos de João Alberto Vendramini (Vice-presidente de Marketing da ABECE)

Destaque do Júri

Vencedor: Francisco Paulo Graziano
Empresa: Pasqua Graziano Consultoria Concepção Estrutural e Projetos (São Paulo – SP)
Obra: Edifício Green Valley Alphaville (Barueri – SP)


Eng. Francisco Paulo Graziano (à esq.) recebe prêmio das mãos de Thomas Carmona (diretor da ABECE)

Sustentabilidade

Menção honrosa: Marcelo Graça Couto do Vale
Empresa: Projest Consultoria e Projetos (Rio de Janeiro – RJ)
Obra: Unidades de reassentamento Pavão Pavãozinho (Rio de Janeiro – RJ)


Eng. Marcelo Graça Couto do Vale (à esq.) recebe premiação das mãos de Paulo Ricardo Tomazelli (Diretor Comercial Gerdau Longos Brasil)

Veja divulgação dos vencedores e suas obras no Portal Pini

ABECE - Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1993, conj. 61 - São Paulo - SP - Fone: 11-3938-9400 - Fax: 11-3938-9407 - email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Produzido por www.arteinterativa.com.br