Siga-nos no Twitter   Siga-nos no Facebook   Siga-nos no Instagram

Encontra-se em processo de consulta nacional, até o dia 15 de novembro de 2014, no endereço www.abntonline.com.br/consultanacional, a norma ABNT NBR 7680 Concreto - Extração, preparo, ensaio e análise de testemunhos de estruturas de concreto – Parte 1: Resistência à compressão axial.

O segundo projeto de revisão foi elaborado pela Comissão de Estudo de Métodos de Ensaios de Concreto (CE-18:300.02) do Comitê Brasileiro de Cimento, Concreto e Agregados (ABNT/CB-18), do qual o eng. Thomas G. Carmona é o representante da ABECE.

A NBR 7680 estabelece os requisitos exigíveis para os processos de extração, preparo, ensaio e análise de testemunhos de estruturas de concreto. Esta Parte 1 da Norma trata especificamente das operações relativas à resistência à compressão axial de corpos de prova cilíndricos de concreto.

Os resultados obtidos pelo procedimento estabelecido nesta Parte 1 podem ser utilizados para revisão da segurança estrutural em obras existentes, em casos de não conformidade da resistência do concreto aos critérios da ABNT NBR 12655, assim como em inspeções e análises, reforma, mudança de uso, incêndio, acidentes, colapsos parciais e outras situações em que a resistência à compressão do concreto aplicado deva ser estimada.

Neste processo de consulta nacional, o projeto de revisão da Norma é submetido à apreciação da sociedade. Durante este período, qualquer interessado pode se manifestar, sem qualquer ônus, a fim de recomendar à Comissão de Estudo autora a aprovação do texto como apresentado; a aprovação do texto com sugestões; ou sua não aprovação, devendo, para tal, apresentar as objeções técnicas que justifiquem sua manifestação.

A Consulta Nacional é muito importante para a criação de Normas Brasileiras que realmente representem os interesses da sociedade, bem como possam ser plenamente aplicadas e gerar todos os benefícios inerentes à normalização.

ABECE - Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1993, conj. 61 - São Paulo - SP - Fone: 11-3938-9400 - Fax: 11-3938-9407 - email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Produzido por www.arteinterativa.com.br