Siga-nos no Twitter   Siga-nos no Facebook   Siga-nos no Instagram   Siga-nos no Instagram   Siga-nos no Youtube

A sexta edição do Seminário Internacional BIM, uma realização do GT BIM do Comitê de Tecnologia e Qualidade do SindusconCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo), terá como tema as dificuldades para a implantação e utilização do BIM em tempos de crise.

Em 22 de outubro de 2015, especialistas do Brasil e do exterior vão mostrar quais os benefícios conquistados pelas empresas que optaram pela adoção dessa ferramenta. Também serão apresentados os números de um dos principais centros de pesquisa mundiais no BIM, o Center for Integrated Facility Engineering (CIFE) da Universidade de Stanford.

No primeiro painel, “BIM: Porque investir (mais ainda) em tempos de crise”, o professor Lúcio Soibelman, doutor em Engenharia pelo Instituto de Tecnologia Massachusetts (MIT) e professor da Universidade do Sul da Califórnia (EUA), abordará a evolução em BIM pós 2008 nos EUA.

Já as vantagens do Laser Scanning serão tratadas pelo gerente de contas da Divisão de Laser Scanner da FARO para o Brasil, Adriano Scheuer, e pelo gerente geral para América Latina da eFM, Alessandro Marchetti.

Terceirização e cases de sucesso

Na sequência, o painel sobre alternativas para a implantação de BIM contará com as presenças do diretor de Serviços BIM para a América Latina da EngWorks, Luiz Guillen, que palestrará sobre a terceirização de profissionais, e do engenheiro da FortBIM, Bruno Angelim, que tratará do Serviço BIM 5D para empreendimentos.

O futuro do BIM na construção de edifícios e infraestrutura será o foco das palestras dos professores David Gerber e Burcin Becerik-Gerber, da Universidade do Sul da Califórnia (EUA), e de Dominic Thasarathar, da Autodesk de Londres.

Destaque entre os cases brasileiros de sucesso, o BIM manager da Camargo Correa Desenvolvimento Imobiliário (CCDI), Carlos Cabral, apresentará detalhes da implantação e resultados do BIM em projetos da empresa. Entre os cases internacionais, Sonny Andalis, do Building and Construction Authority de Cingapura, fará uma exposição dos percalços enfrentados na implantação do BIM para desenvolvimento e licenciamento de obras no país.

Ao final de cada painel serão organizados debates. As discussões serão moderadas pelo vice-presidente do SindusCon-SP, Francisco Vasconcellos Neto; pelo vice-presidente de Tecnologia e Qualidade do sindicato, Paulo Sanchez; pelos membros do CTQ, Fernando Augusto Corrêa da Silva e André Glogowsky; e pelo coordenador técnico do seminário e pesquisador do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da USP, Eduardo Toledo Santos.

Criado pelo SindusCon-SP em 2010, o Seminário Internacional BIM chega a sua sexta edição consolidado como o evento mais importante do gênero no país, reconhecido por antecipar temas e tendências do mercado, com a presença de renomados especialistas do Brasil e do exterior. A sexta edição conta com o apoio de diversas entidades do setor, entre elas a ABECE.

O evento acontece das 8h30 às 18h30 no Hotel Caesar Business São Paulo Faria Lima (Rua Olimpíadas, 205 - Itaim Bibi - São Paulo - SP). Mais informações e inscrições: http://portalsinduscon.com.br/eventos/bim_2015

ABECE - Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural
Av. Queiroz Filho, nº 1700 – casa 80 – Condomínio Villa Lobos Office Park – Vila Hamburguesa – CEP: 05319-000 - São Paulo - SP
Fone: 11-3938-9400 - email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Produzido por www.arteinterativa.com.br