Siga-nos no Twitter   Siga-nos no Facebook   Siga-nos no Instagram


O homenageado pela ABECE com o título de Personalidade da Engenharia Estrutural 2015 foi o eng. Hugo Alcântara Mota. A referência foi feita na cerimônia de premiação do 13º Prêmio Talento Engenharia Estrutural que aconteceu na noite de 7 de outubro de 2015, em São Paulo (SP).

Nascido em 16 de novembro de 1932, em Fortaleza (CE), Hugo formou-se em Engenharia Civil, com especialização pela Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro (RJ).
Iniciou suas atividades profissionais como engenheiro projetista de estruturas do DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas).

Já em 1959 ingressou no magistério superior na Escola de Engenharia da Universidade Federal do Ceará, tendo sido professor da primeira turma de engenheiros civis formados no estado.
Em 1964, fez curso de especialização em estruturas de concreto na Universidade Técnica de Stuttgart, na Alemanha Federal, sob orientação do prof. Fritz Leonhardt.

Na vida acadêmica, foi professor titular da disciplina Pontes e Grandes Estruturas. Inúmeras vezes homenageado pelos seus alunos, recebeu, em 1994, o título de Professor Emérito da Universidade Federal do Ceará.
No início dos anos 70, fundou a Hugo A Mota Consultoria e Engenharia de Projetos, empresa responsável pelo projeto de grandes obras de infraestrutura. Projetou, ainda, grandes reservatórios, o estádio Castelão, o Terminal do Aeroporto Pinto Martins (em Fortaleza) e, mais recentemente, várias obras de artes especiais para a Ferrovia Transnordestina, entre outras.

O eng. Hugo Mota recebeu inúmeras homenagens da comunidade técnica regional e nacional do Ibracon (Instituto Brasileiro do Concreto), a Medalha do Mérito do Sistema CONFEA-CREA, o título de associado honorário da ABECE, sempre pelos seus relevantes serviços prestados à engenharia nacional no campo do projeto e aplicação do concreto.

O título de Personalidade da Engenharia Estrutural é uma homenagem conferida anualmente pela ABECE a grandes profissionais da área em reconhecimento à sua dedicação ao exercício da profissão e pela sua contribuição ao engrandecimento da engenharia estrutural brasileira.

ABECE - Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1993, conj. 61 - São Paulo - SP - Fone: 11-3938-9400 - Fax: 11-3938-9407 - email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Produzido por www.arteinterativa.com.br