A ABECE, em parceria com a Gerdau, anunciou, em 27 de outubro de 2016, os vencedores da 14ª edição do Prêmio Talento Engenharia Estrutural, considerado a maior premiação do segmento no Brasil. A iniciativa reconhece o trabalho de projetistas estruturais que contribuíram para o desenvolvimento do setor nas categorias Infraestrutura, Edificações, Pequeno Porte, Obras Especiais e Construção Industrializada.
A escolha dos vencedores foi feita por uma comissão de profissionais formada por membros da Gerdau e da ABECE. Entre os aspectos avaliados estão o uso adequado de materiais, a economia de produtos, a concepção estrutural, a implantação harmônica em relação ao ambiente, os processos construtivos, a originalidade, a beleza e a criatividade.
Além dos vencedores de cada categoria, as obras escolhidas como Destaque do Júri e o projeto destaque no quesito Sustentabilidade recebem menções honrosas, assim como a escolhida pelo público na votação online.
Na categoria Infraestrutura, o vencedor foi Luciano Afonso Borges, com os projetos das Pontes Itapaiúna e Laguna, em São Paulo (SP). Em Edificações, José Augusto de Avila conquistou a premiação com o Hotel Barão de Tefé, no Rio de Janeiro (RJ). Entre os projetos de Pequeno Porte, o primeiro lugar foi para Igor Techeira de Oliveira, com a Residência Daniela Berquó, em Goiânia (GO). Na categoria Obras Especiais, o prêmio ficou com Antônio José Gonçalves Monteiro, responsável pelo Centro Olímpico de Tênis, no Rio de Janeiro (RJ). Em Construção Industrializada, o ganhador foi Tamara Carvalho Freire, responsável pelo Edifício Garagem T2 da expansão do Aeroporto Galeão, no Rio de Janeiro (RJ).
Já a menção honrosa em Sustentabilidade foi para Leonardo Patricio Chaves, com reservatórios das Praças Niterói e Varnhagen, no Rio de Janeiro (RJ), e Carlos Alberto Szucs, responsável pela Residência Joá, também localizada no Rio de Janeiro (RJ).
O Destaque do Júri ficou para Bruna Vidal Brocchi, com o Velódromo Olímpico, no Rio de Janeiro (RJ). Por fim, na votação aberta ao público no site do prêmio, o vencedor foi Társis Rafael Silva Travassos Oliveira com a obra SPaventura Ecolodge, em Ibiúna (SP).
Ao longo de sua história, o Prêmio Talento Engenharia Estrutural acumula mais de 1,3 mil projetos inscritos e cerca de 40 premiados.
Conheça a lista completa dos vencedores:
• CATEGORIA INFRAESTRUTURA
Vencedor: Luciano Afonso Borges - Pontes Itapaiúna e Laguna (São Paulo/SP)
Menção honrosa: Augusto César Guimarães Freire - Tecon (Itaguaí/RJ)
• CATEGORIA EDIFICAÇÕES
Vencedor: José Augusto de Avila – Hotel Barão de Tefé (Rio de Janeiro/RJ)
Menção honrosa: Virgílio Augusto Ramos - Edifício Vista Faria Lima (São Paulo/SP)
• CATEGORIA PEQUENO PORTE
Vencedor: Igor Techeira de Oliveira - Residência Daniela Berquó (Goiânia/GO)
Menção honrosa: Gilberto Mascarenhas Barbosa do Vale - Casa das Crianças na Quinta do Lago (Petropolis/RJ)
• CATEGORIA OBRAS ESPECIAIS
Vencedor: Antônio José Gonçalves Monteiro - Centro Olímpico de Tênis (Rio de Janeiro/RJ)
Menção honrosa: Marcelo Correia Alcantara Silveira - Torre Eólica de Concreto (São Gonçalo Amarante/CE)
• CATEGORIA CONSTRUÇÃO INDUSTRIALIZADA
Vencedor: Tamara Carvalho Freire - Edifício Garagem T2 - Expansão do Aeroporto Galeão (Rio de Janeiro/RJ)
Menção honrosa: Alisson Ramos Madeira - Terminal Integrador Uberaba (Uberaba/MG)
• MENÇÃO HONROSA – SUSTENTABILIDADE
Leonardo Patricio Chaves - Reservatórios - Praças Niterói e Varnhagen (Rio de Janeiro/RJ)
Carlos Alberto Szucs - Residencia Joá (Rio de Janeiro/RJ)
• DESTAQUE DO JÚRI
Bruna Vidal Brocchi - Velódromo Olímpico (Rio de Janeiro/RJ)
• VOTAÇÃO ONLINE
Társis Rafael Silva Travassos Oliveira - SPaventura Ecolodge (Ibiúna/SP)