Siga-nos no Twitter   Siga-nos no Facebook   Siga-nos no Instagram   Siga-nos no Instagram   Siga-nos no Youtube



A solenidade de premiação do 10º Concurso CBCA para Estudantes de Arquitetura, promovido pelo CBCA (Centro Brasileiro da Construção em Aço), associado colaborador da ABECE, aconteceu no dia 10 de outubro de 2017, no hotel Meliá Jardim Europa, em São Paulo (SP), e contou com a participação de cerca de 50 pessoas.

Os estudantes vencedores André Spadini Honda, Gregório Sangwoo Kang Kim, Guilherme Silveira Ferreira e Leonardo Navarro Antunes Nilo, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, também de São Paulo, foram os principais homenageados do dia e irão representar o Brasil no 10º Concurso Alacero de Diseño en Acero para Estudiantes de Arquictetura 2017. Organizado pela Associação Latino-Americana do Aço (Alacero), o evento será realizado durante a 58ª edição do Congresso Latino-Americano de Aço, em Cancún, nos próximos dias 6, 7 e 8 de novembro.

Além de participarem da competição internacional, a equipe e o professor orientador, Daniel Corsi da Silva, receberam R$ 8 mil, certificados de participação, manuais e livros sobre arquitetura e construção em aço, além de três anos de assinatura da revista Arquitetura&Aço, publicada semestralmente pelo CBCA. "Berçário e Jardim de Infância" foi o tema da edição de 2017, com o projeto vencedor destacando-se pela implantação urbana primorosa com aproveitamento do baixo do viaduto do Glicério, uma solução que pode ser replicada em diversas outras metrópoles, pela solução criativa para o atendimento ao programa, flexibilidade e versatilidade de utilização, pelo sistema estrutural adequado e arrojado à aplicação do programa e pela boa estratégia de qualificação urbana, utilizando um espaço residual. As pranchas do projeto vencedor podem ser encontradas em www.cbca-acobrasil.org.br/arquitetura/index.php.

Estudantes da Universidade Federal da Bahia e da Universidade do Vale do Rio dos Sinos ficaram com o segundo e terceiro lugar, respectivamente. Foram atribuídas, ainda, duas menções honrosas a outra equipe da Mackenzie e a uma da Universidade Federal de Minas Gerais.

Os prêmios para os 2º e 3º colocados, além das menções honrosas, foram entregues por Ângela Guedes (Usiminas), Janaína Silva (Gerdau), Silvia Scalzo (ArcelorMittal) e Eneida Jardim (CSN), membros da Comissão Executiva do CBCA. O eng. Marcos Fernando Donato, representante da CSN no Comitê Gestor do CBCA, foi o responsável pela entrega do prêmio para o 1º colocado. O vice-presidente de Relacionamento da ABECE, eng. João Alberto de Abreu Vendramini, participou da comissão julgadora da premiação.

Ainda durante o evento, foram apresentadas as pesquisas "Cenário dos Fabricantes de Estruturas em Aço", "Cenário dos Fabricantes de Telhas de Aço & Steel Deck" e "Cenário dos Fabricantes de Perfis Galvanizados para Light Steel Frame e Drywall", feitas pelo CBCA em parceria com a ABCEM (Associação Brasileira da Construção Metálica).

O diretor da ABECE, eng. Luiz Aurélio Fortes da Silva, prestigiou o evento.

Os resultados das pesquisas, que evidenciaram mercados com grande potencial de crescimento e que lutam contra a fraca demanda diante da atual situação político-econômica do Brasil, estão publicados em www.cbca-acobrasil.org.br/site/biblioteca.php?codProdCategoria=21.
 
Os estudos do CBCA/ABCEM anteciparam, por exemplo, que o setor de Estruturas de Aço - que já cresceu 10,8% ao ano entre 2008 e 2014 (dados da Produção Industrial Anual do IBGE) – teve uma queda em sua produção de 40% na comparação entre 2015 e 2016, ainda maior do que a anterior, que foi de 23,6% na comparação entre 2014 e 2015.

ABECE - Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural
Av. Queiroz Filho, nº 1700 – casa 80 – Condomínio Villa Lobos Office Park – Vila Hamburguesa – CEP: 05319-000 - São Paulo - SP
Fone: 11-3938-9400 - email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Produzido por www.arteinterativa.com.br