Elaborada pelo CT 303 - Comitê Técnico IBRACON/ABECE, que trata do Uso de Materiais Não Convencionais para Estruturas de Concreto, Fibras e Concreto Reforçado com Fibras, a Prática Recomendada “Projeto de Estruturas de Concreto Reforçado com Fibras”, é um trabalho pioneiro no Brasil.
Ela traz as diretrizes para o desenvolvimento do projeto de estruturas de concreto reforçado com fibras e pretende ser a base para os trabalhos de normalização técnica sobre o tema.
É uma importante contribuição no campo das estruturas de concreto. Como registrado pelo CT 303, a adição de fibras descontínuas e aleatoriamente distribuídas na matriz atua como reforço estrutural e tem como expectativa o controle da abertura e da propagação de fissuras no concreto.
Com isso, aumenta-se ainda mais a durabilidade das estruturas de concreto, pela diminuição da entrada de agentes agressivos do meio ambiente, com consequente aumento da vida útil das estruturas.
Sendo uma iniciativa de modernização nesse campo, o trabalho é apresentado no formato dinâmico de um e-book e tem 39 páginas.