Siga-nos no Twitter   Siga-nos no Facebook   Siga-nos no Instagram

A ABECE e a Gerdau anunciaram em cerimônia realizada no dia 24 de outubro de 2012 os vencedores da décima edição do Prêmio Talento Engenharia Estrutural. Considerado o principal reconhecimento da área de engenharia estrutural no País, o prêmio homenageia profissionais que contribuíram para a valorização do setor, em quatro categorias: Infraestrutura, Edificações, Obras de Pequeno Porte e Obras Especiais. Neste ano, 230 projetos foram inscritos, um número recorde de inscrições desde o início da premiação.

Julgados por uma comissão de profissionais formada por membros da Gerdau, ABECE e da Editora PINI, os projetos foram avaliados a partir de critérios como o uso adequado de materiais, a economia de produtos durante a construção, a concepção estrutural e a implantação harmônica da estrutura em relação ao ambiente. Em cada categoria, foram apontados um vencedor e uma menção honrosa. Além disso, o prêmio selecionou um trabalho destacado pelo Júri, assim como uma menção honrosa em Sustentabilidade.

Na categoria Infraestrutura, o vencedor é Vicente Garambone Neto, com a Ponte do Saber, no Rio de Janeiro (RJ). Já em Edificações, João José Asfura Nassar conquista a premiação com os edifícios Pier Maurício de Nassau e Pier Duarte Coelho, em Recife (PE). Entre os projetos de Pequeno Porte, o ganhador é Ibsen Puleo Uvo, com a casa em Ubatuba (SP). Na categoria Obras Especiais, o prêmio fica com Marcelo Correia Alcantara Silveira, com a Arena Castelão, em Fortaleza (CE). O destaque do Júri é Bruno Contarini, com a nova sede do Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília (DF), enquanto a menção honrosa em Sustentabilidade é para Carlos Alberto Szucs, com o projeto da residência de Roger Wright, em Búzios (RJ), desenvolvido a partir de uma estrutura em madeira laminada colada (MLC).

Os primeiros colocados de cada categoria ganham uma viagem a Nova York, no primeiro semestre de 2013, para uma visita monitorada à obra de reconstrução do World Trade Center, que conta com a Gerdau entre seus fornecedores.

Conheça os vencedores

bullet2Categoria Edificações

Vencedor: João José Asfura Nassar
Empresa: Nassar Engenharia Estrutural S/C Ltda. (Recife - PE)
Obra: Edifícios Pier Maurício de Nassau e Pier Duarte Coelho (Recife - PE)
Com 126, 47 metros de altura, os edifícios possuem estrutura em concreto armado, fachada curva, grandes vãos entre os pilares, lajes nervuradas e fundação em estacas metálicas de seção decrescente, uma utilização inédita no Brasil. Cartão postal do Recife, os projetos marcam o início da renovação de área abandonada da cidade e foram pioneiros nas obras que oferecem confortos e refletem o conceito de “morar bem” nos centros das cidades brasileiras.

145

Eng. João José Asfura Nassar (à dir.) recebe prêmio de vencedor das mãos de Jefferson Dias de Souza Junior (diretor da ABECE)

ed pier

Edifícios Pier


Menção honrosa: Minor Nagao
Empresa: Escr. Téc. Julio Kassy e Mario Franco Eng. Civis (São Paulo - SP)
Obra: CENU Torre IV - Bridge Tower (São Paulo - SP)

premiotal2012 140
Eng. Minor Nagao (à esq.) recebe troféu e certificado alusivos à menção honrosa das mãos de Flávio Noal Bergamin (Gerente Geral de Marketing da Operação Aços Brasil da Gerdau)

cenu
CENU Torre IV


bullet2Categoria Infraestrutura

Vencedor: Vicente Garambone Neto
Empresa: V Garambone Projetos e Consultoria Ltda. (Rio de Janeiro - RJ)
Obra: Ponte do Saber (Rio de Janeiro - RJ)
A ponte sul da Ilha do Fundão, atualmente em obra e com previsão de inauguração em outubro deste ano, foi projetada para desafogar o trânsito intenso na saída da ilha e servir como cartão postal para quem chega à cidade do Rio de Janeiro. Construída sobre o canal do Fundão, a obra chama atenção pela arquitetura, bem como o modelo de contratação e gestão da obra e sua inserção em um projeto mais amplo de revitalização de uma área deteriorada da baía de Guanabara.

premiotal2012 151
Eng. Vicente Garambone Neto (à esq.) recebe prêmio de vencedor das mãos de Paulo Ricardo Tomazelli (Diretor de Marketing e Vendas da Operação Aços Brasil da Gerdau)

ponte saber
Ponte do Saber

 Menção honrosa: Ademir Santos
Empresa: JMB Engenheiros Associados S/S (Salvador - BA)
Obra: Ponte do Paiva (Santo Agostinho - PE)

premiotal2012 148
Eng. Ademir Santos (à esq.) recebe troféu e certificado alusivos à menção honrosa das mãos de Marcos Monteiro (Membro do Conselho Deliberativo da ABECE)

Ponte Paiva
Ponte do Paiva


bullet2Categoria Obras Especiais

Vencedor: Marcelo Correia Alcantara Silveira
Empresa: MD Engenheiros Associados (Fortaleza - CE)
Obra: Arena Castelão (Fortaleza - CE)
O projeto foi desenvolvido a partir de uma estrutura existente, que teve que ser adaptada às condições atuais de utilização dos estádios modernos. A estrutura está dividida em 4 setores: Secretaria de Esportes (Setor 1), estacionamentos no subsolo (Setor 2), prédio FIFA (setor 3) e entorno da arena e anel inferior (Setor 4). As duas primeiras áreas têm a estrutura mista, sendo pilares e fundações pré-moldadas em concreto armado, vigas metálicas em perfil laminado e lajes mistas “steel deck”. O setor 4 é onde se encontram as rampas de acesso, projetadas em lajes planas maciças em concreto e apoiadas em vigas de estrutura metálica.
O setor 3 abriga o espaço VIP do estádio com área de convivência, camarotes e restaurantes, as instalações da imprensa, vestiários e área administrativa. É composto por seis pavimentos em concreto, com sistema estrutural em lajes planas maciças, e, para o apoio das arquibancadas, vigas, em concreto armado, que fazem parte do sistema de contraventamento responsável pelo combate às ações dinâmicas provocadas pelo comportamento das torcidas.

premiotal2012 135
Eng. Marcelo C. Alcantara Silveira (à dir.) recebe prêmio de vencedora das mãos de Vinicius Rodrigues de Morais Junior (Gerente Geral Venda Direta Construção Civil da Operação Aços Brasil da Gerdau)

especiais arena
Arena Castelão


Menção honrosa: Francisco Helder do Vale Martins
Empresa: HM Engenharia Estruturais S/S (Fortaleza - CE)
Obra: Centro de Eventos (Fortaleza - CE)

premiotal2012 132
Eng. Francisco Helder do Vale Martins (no centro) recebe troféu e certificado alusivos à menção honrosa das mãos de Bernardo Correa (Diretor do Departamento de Engenharia e Custos da Editora Pini)

Centro Eventos
Centro de Eventos


bullet2Categoria Obras de Pequeno Porte

Vencedor: Ibsen Puleo Uvo
Empresa: MCP Engenharia e Projetos Ltda. (São Paulo - SP)
Obra: Casa em Ubatuba (Ubatuba - SP)
Projeto em concreto armado com 3 pavimentos, apoiado em apenas 3 pilares. Trata-se de uma estrutura particular totalmente pendurada e integrada, utilizando como base o concreto, o vidro e a madeira. A edificação foi construída sobre um terreno inclinado, com a preservação da vegetação natural.

premiotal2012 127
Eng. Ibsen Puleo Uvo (à dir.) recebe prêmio de vencedora das mãos de Mauro de Paula (Gerente de Venda Distribuição da Operação Aço Brasil da Gerdau)

porte pq casa ubatuba
Casa em Ubatuba

Menção honrosa: Cândido José de Fonseca Magalhães
Empresa: Abilita Projetos Estruturais (Rio de Janeiro - RJ)
Obra: Residência em Araras (Araras - RJ)

premiotal2012 125
Eng. Cândido José de F. Magalhães (à dir.) recebe troféu e certificado alusivos à menção honrosa das mãos de João Alberto Vendramini (Vice-presidente de Marketing da ABECE)

Residencia Araras
Residência em Araras

bullet2Destaque do Júri

Vencedor: Bruno Contarini
Empresa: BC Engenharia S/C Ltda. (Rio de Janeiro – RJ)
Obra: Nova sede do Tribunal Superior Eleitoral (Brasília - DF)
Complexo formado por um prédio principal de 12 pavimentos em concreto armado e protendido, com 210 metros de comprimento de laje e largura de 18 metros. A obra possui subsolo único com vãos de até 27 metros em grelha e três cúpulas com 28, 30 e 35 metros de diâmetro.

premiotal2012 121
Eng. Bruno Contarini (à dir.) recebe prêmio das mãos de Suely B. Bueno (vice-presidente de Relacionamento da ABECE)

sedeTSE
TSE


bullet2Sustentabilidade

Menção honrosa: Carlos Alberto Szucs
Empresa: Szucs Engenharia e Arquitetura
Obra: Estrutura e madeira laminada colada (MLC) – Residência Roger Wright (Búzios - RJ)
Obra residencial com planta na forma de um H e sistema estrutural com pórticos modulados. Levando em conta que a estrutura utiliza Madeira Laminada Colada (MLC), foram consideradas as cargas normais de edificações, mas com rigorosa consideração do efeito do vento, principalmente pelo formato e dimensão dos beirais que contornam toda a edificação e pela localização de frente para o mar. A característica de pré-fabricação industrializada dos elementos estruturais confere à obra um canteiro limpo e baixo desperdício.

premiotal2012 117
Eng. Carlos Alberto Szucs (à esq.) recebe prêmio das mãos de José Eustáquio de Lima (Diretor Comercial da Operação Aços Brasil da Gerdau)

sustentab madeira
Residência Roger Wright

ABECE - Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1993, conj. 61 - São Paulo - SP - Fone: 11-3938-9400 - Fax: 11-3938-9407 - email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Produzido por www.arteinterativa.com.br