Siga-nos no Twitter   Siga-nos no Facebook   Siga-nos no Instagram

Seis profissionais da área da engenharia estrutural que desenvolveram projetos em várias regiões do país foram os vencedores da quinta edição do Prêmio Talento Engenharia Estrutural. A cerimônia de entrega dos prêmios ocorreu na noite de 17 de outubro de 2007, no Grand Hotel Hyatt, em São Paulo (SP).

Promovida pela ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural) e pelo Grupo Gerdau, esta edição contou com número recorde de inscritos, com 124 projetos participantes, 48% a mais em comparação com o ano anterior.

A premiação apontou um vencedor e um projeto destacado como menção honrosa para cada categoria: Edificações, Obras-de-Arte e Obras de Pequeno Porte e Estruturas Especiais. Os primeiros colocados das três categorias ganharam troféu, certificado e passagens (mais estadia) para participar do Salão Internacional da Construção, o Batimat 2007, um dos maiores eventos do mundo nesse segmento, realizado em Paris. Os profissionais responsáveis pelos projetos destacados com menção honrosa receberam placa e certificado.

O primeiro colocado na categoria Edificações foi o eng. Gilberto Mascarenhas Barbosa do Valle, da Projest Consultoria e Projetos (Rio de Janeiro - RJ), responsável pelo projeto do Centro Cultural Niemeyer, em Goiânia (GO). A categoria leva em conta as estruturas verticais e/ou horizontais que se destinam à utilização residencial, comercial, escolar, entre outras. O projeto do Centro Cultural Niemeyer compreende um conjunto de quatro prédios: monumento da praça em forma de pirâmide, teatro, prédio administrativo com cinco pavimentos e museu. A obra possui fundações diretas em todos os prédios, com exceção do museu.

Na categoria Obras-de-Arte, o vencedor foi o eng. Luciano Afonso Borges, da Maubertec Engenharia e Projetos (São Paulo – SP). O inovador projeto da Estação Alto do Ipiranga, da Linha 2 do Metrô de São Paulo (SP), posiciona a estação em um grande poço circular com 34 m de diâmetro. O mezanino da estação é feito de uma estrutura mista suspensa e o uso de uma cobertura metálica revestida em vidro confere beleza e luminosidade ao local. A obra lançou uma tendência – algumas estações da Linha 4 do Metrô vêm sendo executadas de acordo com o mesmo modelo. A categoria Obras-de-Arte revela os profissionais que desenvolveram as melhores estruturas para projetos, como pontes, viadutos, passarelas, monumentos obras de saneamento, entre outras.

Já na categoria Obras de Pequeno Porte e Estruturas Especiais, o prêmio foi para o eng. Flávio Correia D´Alambert, da Projeto Alpha Engenharia de Estruturas (Barueri – SP), com a cobertura do Estádio Olímpico João Havelange, que sediou os Jogos Pan-Americanos 2007, no Rio de Janeiro (RJ). O grande diferencial da obra são os quatro arcos que sustentam a cobertura – dois deles possuem 163 m e outros dois contam com 220 m de vão livre. Esse vão de 220 m é o segundo maior do mundo, perdendo apenas para o do Estádio Olímpico de Atenas, na Grécia. Na América Latina não há obra similar em termos de dificuldade de construção, fabricação e montagem.

A premiação reconheceu também outros profissionais que desenvolveram projetos de destaque em cada uma das categorias com menção honrosa. Em Edificações, o destaque foi para o eng. Aluízio D´Avila, da Aluzio A. M. D´Avila Engenharia de Projetos (São Paulo - SP), pela obra do Edifício Santa Catarina, também em São Paulo (SP). Em Obras-de-Arte, o eng. Marcelo Henrique Avelar Costa, da Ceprol – Consultoria e Engenharia de Projetos (Belo Horizonte - MG), recebeu menção honrosa pelo Viaduto Retorno Lagoa Santa, em Lagoa Santa (MG). E a menção honrosa na categoria Obras de Pequeno Porte e Estruturas Especiais foi para o eng. Raul Neuenschwander Neto, da R Neuenschwander Engenharia de Estruturas, de Contagem (MG). A obra premiada foi a Residência Sete Lagoas (Sete Lagoas - MG).

Conheça os vencedores do Prêmio

Categoria Edificações

Vencedor: Gilberto Mascarenhas Barbosa do Valle
Empresa: Projest Consultoria e Projetos SC Ltda.
Obra: Centro Cultural Niemeyer (Goiânia - GO)


Eng. Gilberto M. B. do Valle (à esq.) receber prêmio das mãos do Diretor Comercial da Gerdau Aços Longos Gerson Marcos Venzon


O projeto do Centro Cultural Niemeyer compreende um conjunto de quatro prédios: o primeiro é um monumento da praça em forma de pirâmide, o segundo um teatro, o terceiro é um prédio administrativo e o quarto um museu. A obra possui fundações diretas em todos os prédios, com exceção do museu. Um projeto de grande inspiração que reúne grandiosidade, harmonia e avanço tecnológico.


Menção Honrosa: Aluizio D´Avila
Empresa: Aluízio A. M. D´Avila Engenharia de Projetos (São Paulo – SP)
Obra: Edifício Santa Catarina (São Paulo - SP)


Placa e certificado de menção honrosa foi recebida pelo eng. José Luiz Varela (à esq.), representante do eng. Aluízio D´Avila, das mãos do vice-presidente da ABECE eng. Marcos Monteiro


A obra do Edifício Santa Catarina possui balanços de grandes dimensões com 7 m. O grande salão se apóia em quatro pilares executados em duas etapas para não causar esforço indesejado. A laje de 18 m tem estrutura metálica, o que confere ao topo do prédio uma curvatura surpreendente.

Categoria Obras-de-Arte

Vencedor: Luciano Afonso Borges
Empresa: Maubertec Engenharia e Projetos (São Paulo - SP)
Obra: Estação Alto do Ipiranga - Linha 2 do Metrô de São Paulo (São Paulo - SP)


Eng. Luciano Afonso Borges (à esq.) foi premiado pelo presidente da ABECE eng. José Roberto Braguim


O projeto da Estação do Metrô Alto do Ipiranga é um projeto inovador em que a estação de metrô se origina de um grande poço circular com 34 m de diâmetro. O mezanino da estação é feito de uma estrutura mista suspensa. O uso de uma cobertura metálica revestido em vidro confere beleza e luminosidade ao local. Uma obra que lançou tendência – já tem a Linha 4 do Metrô sendo executada de acordo com o mesmo modelo.

Menção Honrosa: Marcelo Henrique Avelar Da Costa
Empresa: Ceprol – Consultoria e Engenharia de Projetos Ltda. (Belo Horizonte - MG)
Obra: Viaduto Retorno Lagoa Santa (Lagoa Santa - MG)


O gerente de vendas da Gerdau, Mauro de Mello Franco (à esq.) entregou certificado e placa de menção honrosa para o eng. Marcelo Henrique Avelar da Costa


O grande diferencial do projeto do Viaduto Retorno Lagoa Santa é o impacto que ela causa tanto a leigos como a engenheiros civis. Seu formato em ferradura causa espanto e a dúvida mais comum que provoca é como a obra se mantém em pé. Não há no Brasil nenhuma obra parecida com essa que inova e causa surpresa por seu formato e dificuldade de análise.

Categoria Obras de Pequeno Porte e Estruturas Especiais

Vencedor: Flávio Correia D´Alambert
Empresa: Projeto Alpha Engenharia de Estruturas (Barueri - SP)
Obra: Cobertura do Estádio Olímpico João Havelange (São Paulo - SP)


Eng. Flávio D´Alambert (à esq.) foi condecorado pelo gerente de Marketing da Gerdau Vinicius Rodrigues Morais Jr.


O grande diferencial da cobertura do Estádio Olímpico João Havelange são os quatro arcos que sustentam a cobertrua. Dois arcos possuem 163 m e os outros dois 220 m de vão livre. Esse vão de 220 m é o segundo maior do mundo, só perdendo para o Estádio Olímpico de Atenas, na Grécia. Na América Latina não obra similar na dificuldade construtiva de fabricação e montagem.


Menção Honrosa: Raul Neuenschwander Neto

Empresa: R Neuenschwander Engenharia de Estruturas (Contagem – MG)
Obra: Residência Sete Lagoas (Sete Lagoas – MG)


Placa e certificado de menção honrosa foram entregues ao eng. Raul Neuenschwander Neto (à esq.) pelo editor da Revista Téchne Paulo Kiss


O projeto arquitetônico da Residência Sete Lagoas apresentou uma proposta que privilegia os espaços internos com grandes vãos e grande esbeltez na forma arquitetônica. A edificação de estrutura metálica está implantada solta do chão, com poucos apoios e um movimento limpo nas fachadas. O grande destaque fica por conta do vão livre que possui quase 9 m.

Mais imagens da festa de premiação

ABECE - Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1993, conj. 61 - São Paulo - SP - Fone: 11-3938-9400 - Fax: 11-3938-9407 - email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Produzido por www.arteinterativa.com.br