Siga-nos no Twitter   Siga-nos no Facebook   Siga-nos no Instagram

A ABECE, em parceria com a Gerdau, anunciou na noite de 12 de novembro de 2009, em festa realizada no WTC Convention Center, em São Paulo (SP), os vencedores da edição 2009 do Prêmio Talento Engenharia Estrutural, principal premiação da área no País.

Foram reconhecidos os trabalhos desenvolvidos por engenheiros nas obras Estaleiro Atlântico Sul, em Pernambuco, Porto Centro Atlântico do Complexo Industrial da CSA – Companhia Siderúrgica do Atlântico, no Rio de Janeiro, Condomínio Top Towers, em São Paulo, e uma casa em Paraty, no Rio de Janeiro.

O Prêmio Talento Engenharia Estrutural também entregou menção honrosa aos profissionais responsáveis pelas obras Portal Estaiado, no Paraná, Edifício Comercial Avenida Juscelino Kubitscheck, em São Paulo, Remodelação da Estação Saldanha do Metropolitano de Lisboa (Portugal), e Passarela Curva do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

Divididos em quatro categorias (obras especiais, infraestrutura, edificações e obras de pequeno porte), os trabalhos foram julgados por uma equipe formada por membros da Gerdau e da ABECE. Os critérios avaliados foram cumprimento do regulamento, uso apropriado de materiais, economia de produtos durante a construção, originalidade e criatividade de layout e adequação harmônica ao ambiente no qual o projeto está inserido.

Em cada categoria, foram apontados um vencedor e uma menção honrosa. Os primeiros colocados ganharam troféu e certificado, bem como uma viagem a Las Vegas (EUA) para participar da feira World of Concrete, a ser realizada em fevereiro. Os profissionais responsáveis pelos projetos com menção honrosa receberam placa alusiva ao evento além de certificado.

O primeiro colocado na Categoria Obras Especiais é o eng. Eduardo Barros Millen, com o Galpão Área 5 do Estaleiro Atlântico Sul, localizado na Ilha de Tatuoca - Complexo Industrial Portuário de Suape, em Ipojuca (PE). O profissional foi responsável pela obra do Galpão Área 5 do Estaleiro Atlântico Sul, que compreende um complexo formado por outros quatro galpões industriais, além de áreas administrativas, cais e dique seco. O Estaleiro recebeu investimentos de R$ 1,4 bilhão e tem capacidade instalada de processamento de 160 mil toneladas de aço por ano.

Na Categoria Infraestrutura, o vencedor é o eng. Flávio de Lima Ferreira Alves, com o Porto Centro Atlântico do Complexo Industrial da CSA – Companhia Siderúrgia do Atlântico, na Baía de Sepetiba (RJ). A obra integra o futuro complexo siderúrgico, por onde serão escoadas as cinco milhões de toneladas de placas de aço que serão produzidas, para exportação, quando a usina estiver em plena capacidade de operação. As obras civis do Terminal Portuário compreendem um píer com 700 metros de extensão, dividido em píer de carvão com 413 metros e píer de produtos siderúrgicos com 287 metros, e uma ponte de acesso com 3.825 metros de extensão.

Já o vencedor da Categoria Edificações é o eng. Valdir Silva da Cruz, com o Condomínio Top Towers, no bairro Paraíso, em São Paulo (SP). Trata-se de um inusitado projeto de condomínio comercial com duas torres, de 20 e 22 andares, cujas formas foram executadas exclusivamente para cada andar, resultando em 42 formas somente para a parte comercial destinada a escritórios.

Na Categoria Pequeno Porte, o vencedor é o eng. Carlos Otavio de Souza Gomes com a obra de uma casa na Praia de Santa Rita, na cidade de Paraty, no Rio de Janeiro. Concebida em concreto armado, a residência conta com grande vão livre sustentado por vigas e pilares.

Além disso, o Prêmio Talento Engenharia Estrutural presta homenagem com menção honrosa aos profissionais que se destacaram nas quatro categorias. Em obras especiais, reconhece-se o trabalho de Jeferson Luiz Andrade com a Passarela Curva do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo (SP). Em infraestrutura, Ivan José de Godoy Mazella recebe menção honrosa pela remodelação da estação de metrô Saldanha, localizada na cidade portuguesa de Lisboa. Na categoria edificações, o destaque é Paulo Eduardo Bacchin com edifício comercial na Avenida Juscelino Kubitscheck, em São Paulo (SP). Já em pequeno porte o homenageado é João Amilton Mendes pelo Portal Estaiado do Condomínio Club La Défense, em Ponta Grossa (PR).

Conheça os vencedores do Prêmio

Categoria Edificações

Vencedor: Valdir Silva da Cruz
Empresa: Socalculo Projetos Estruturais (São Paulo - SP)
Obra: Condomínio Top Towers (São Paulo - SP)



Eng.Valdir Silva da Cruz (à esq.) recebe prêmio das mãos de Ricardo Giuzeppe Mascheroni (Diretor Executivo da Operação de Negócios Aços Longos Brasil da Gerdau)


Menção Honrosa: Paulo Eduardo Bacchin
Empresa: Prodenge Engenharia e Projeto (São Paulo - SP)
Obra: Edifício Comercial à Av. Juscelino Kubitscheck (São Paulo - SP)

Eng. Paulo Eduardo Bacchin (à dir.) recebe placa e certificado alusivos ao Prêmio das mãos da eng. Suely B. Bueno (Vice-presidente de Tecnologia e Qualidade da ABECE)

Categoria Infraestrutura

Vencedor: Flávio de Lima Ferreira Alves
Empresa: Ram Engenharia (Rio de Janeiro – RJ)
Obra: Porto Centro Atlântico do Complexo Industrial da CSA - Companhia Siderúrgica do Atlântico (Baía de Sapetiba - RJ)



Eng. Flávio de Lima Ferreira Alves (à esq.) recebe troféu das mãos de Cláudio Gerdau Johannpeter (Diretor Geral de Operações da Gerdau)


Menção Honrosa: Ivan José de Godoy Mazella
Empresa: Figueiredo Ferraz Consultoria e Engenharia de Projetos Ltda. (São Paulo - SP)
Obra: Remodelação da Estação Saldanha I do Metropolitano de Lisboa - Portugal



Eng. Ivan José de Godoy Mazella (à esq.) recebe placa e certificado alusivos ao Prêmio das mãos do eng. Jefferson Dias de Souza Júnior (Diretor Administrativo Financeiro da ABECE)



Categoria Obras Especiais

Vencedor: Eduardo Barros Millen
Empresa: Zamarion e Millen Consultores S/S Ltda. (São Paulo - SP)
Obra: Galpão Área 5 do Estaleiro Atlântico Sul - Ilha de Tatuoca - Complexo Industrial Portuário de Suape (Ipojuca - PE)



Eng. Eduardo Barros Millen (á esq.) recebe troféu das mãos de Paulo Kiss (Editor e membro do conselho administrativo da Revista Téchne)


Menção honrosa: Jeferson Luiz Andrade
Empresa: Andrade Rezende Engenharia de Projetos (Curitiba - PR)
Obra: Passarela Curva do Hospital Israelita Albert Einstein (São Paulo - SP)



Eng. Jeferson Luiz Andrade recebe certificado e placa alusivos ao prêmio das mãos de Paulo Ricardo Tomazelli (Diretor Comercial Aços Longos Brasil da Gerdau)



Categoria Obras de Pequeno Porte

Vencedor: Carlos Otávio de Souza
Empresa: Sfeng Consultoria e Projetos Estruturais (Rio de Janeiro - RJ)
Obra: Casa na Praia de Santa Rita - Paraty (RJ)



Eng. Carlos Otávio de Souza (à esq.) recebe troféu das mãos do eng. Marcos Monteiro (Presidente da ABECE)


Menção honrosa: João Amilton Mendes

Empresa: Jam Engenharia Civil (Ponta Grossa - PR)
Obra: Portal Estaiado - Condomínio Club La Défense (Ponta Grossa - PR)



Eng. João Amilton Mendes (à esq.) recebe certificado e placa alusivos ao prêmio das mãos de Renato Bernardes (Diretor de Marketing Construção Civil da Gerdau)

Veja divulgação dos vencedores e suas obras no Portal Pini

ABECE - Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1993, conj. 61 - São Paulo - SP - Fone: 11-3938-9400 - Fax: 11-3938-9407 - email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Produzido por www.arteinterativa.com.br