Siga-nos no Twitter   Siga-nos no Facebook   Siga-nos no Instagram

A ABECE, em parceria com a Gerdau, revelou, na noite de 27 de outubro de 2010, no Rosa Rosarum, em São Paulo (SP), os vencedores da oitava edição do Prêmio Talento Engenharia Estrutural.

Foram reconhecidos os trabalhos desenvolvidos por engenheiros de todo o país, em quatro categorias: Obras especiais, Infraestrutura, Edificações e Obras de pequeno porte. Ao todo, mais de cem obras concorreram à premiação, a maior do país no setor. Os trabalhos foram julgados por uma equipe formada por membros da ABECE, da Gerdau e da Editora Pini.

Os critérios avaliados para a definição dos vencedores foram desde a originalidade, arrojo e complexidade da solução estrutural, até a economia de produtos durante a construção, criatividade de layout e adequação harmônica ao ambiente no qual o projeto está inserido. Em cada categoria, foram apontados um vencedor e uma menção honrosa. Os primeiros colocados ganharam troféu e certificado, bem como uma viagem a Barcelona (Espanha) para participar da feira Construmat, um dos mais importantes eventos mundiais do segmento de construção, a ser realizada em maio de 2011. Os profissionais responsáveis pelos projetos com menção honrosa receberam placa alusiva ao evento, além de certificado.

O primeiro colocado na categoria Obras especiais é o engenheiro Augusto Cláudio Paiva e Silva, com o Prédio da Aciaria da ThyssenKrup CSA (Companhia Siderúrgica do Atlântico), localizado no Distrito Industrial de Santa Cruz, município do Rio de Janeiro (RJ). O profissional foi responsável pela criação do principal sistema estrutural do Prédio da Aciaria, composto por 12 pórticos transversais formados por até seis pares de colunas treliçadas, nas quais estão apoiadas as vigas de rolamento principais do prédio.

Na categoria Infraestrutura, o vencedor é Catão Francisco Ribeiro, com a Ponte João Isidoro França sobre o Rio Poti, na cidade de Teresina (PI). A ponte foi construída em concreto armado protendido, em tecnologia estaiada, e tem uma extensão de 363,00 m. A plataforma de rolamento prevê três faixas de tráfego de 3,1 m e passeio para pedestre de 2,15 m. O engenheiro também foi reconhecido, em 2008, com a obra Ponte Estaiada Octavio Frias de Oliveira , em São Paulo (SP).

Já o vencedor da categoria Edificações é Carlos Alberto Fragelli, com a Cidade da Música, localizada na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ). Essa obra apresenta uma estrutura de concreto protendido em forma de losango com 85 m por 200 m. O empreendimento possui um subsolo e uma área térrea totalmente livre. No 1° piso estão localizados uma grande sala, o teatro, as salas de ensaio, cinemas, a sede da Orquestra Sinfônica Brasileira, butiques e bares, entre outras instalações.

Na categoria Obras de pequeno porte, o vencedor é Rafael Lino Calixto com a obra Sede da Construtora Consciente, em Goiânia (GO). Concebida em concreto armado e em concreto protendido, o prédio comercial com lajes de 75 cm possui vãos de até 20 m de comprimento.

O Prêmio Talento Engenharia Estrutural também presta homenagem com menção honrosa aos profissionais que se destacaram nas quatro categorias. Em Obras especiais, reconhece-se o trabalho de Bruno Contarini com a Ampliação do Shopping Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ). Em Infraestrutura, Raphael Faria de Mendonça recebe menção honrosa pela Estação e Passarela Cidade Nova do Metrô do Rio de Janeiro, localizada na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Na categoria Edificações, o destaque é João José Asfura Nassar com edifício Brennand Plaza, em Recife (PE). Já em Obras de pequeno porte, o homenageado é Otávio Pedreira de Freitas pelo Viver Ananindeua, em Ananindeua (PA).

Conheça os vencedores do Prêmio

Categoria Edificações

Vencedor: Carlos Alberto Fragelli
Empresa: Carlos Alberto Fragelli (Rio de Janeiro - RJ)
Obra: Cidade da Música (Rio de Janeiro - RJ)



Eng. Carlos Alberto Fragelli (à dir.) recebe prêmio de Ricardo Giuzeppe Mascheroni (Diretor Executivo da Operação de Negócios Aços Longos Brasil da Gerdau)




Menção Honrosa:
João José Asfura Nassar
Empresa: Nassar Engenharia Estrutural (Recife - PE)
Obra: Brennand Plaza (Recife - PE)

Eng. João José Asfura Nassar (à dir.) recebe troféu e certificado alusivos à menção honrosa das mãos do eng. Jefferson Dias de Souza Jr. (Diretor da ABECE)

Categoria Infraestrutura

Vencedor: Catão Francisco Ribeiro
Empresa: Enescil Engenharia e Projetos (São Paulo - SP)
Obra: Ponte João Isidoro França sobre o Rio Poti (Teresina - PI)



Eng. Catão Francisco Ribeiro (à dir.) recebe troféu das mãos do eng. Eduardo Barros Millen (Vice-presidente de Relacionamento da ABECE)


Menção Honrosa: Raphael Faria de Mendonça
Empresa: Noronha Engenharia S/A (Rio de Janeiro - RJ)
Obra: Estação e Passarela Cidade Nova do Metrô do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro - RJ)



Eng. Rafhael Faria de Mendonça recebe troféu e certificado alusivos à menção honrosa das mãos de Renato Bernardes (Diretor de Marketing de Construção Civil da Gerdau)



Categoria Obras Especiais

Vencedor: Augusto Cláudio Paiva e Silva
Empresa: Tecton Engenharia (Rio de Janeiro - RJ)
Obra: Prédio da Aciaria da ThyssenKrup CSA - Companhia Siderúrgica do Atlântico (Rio de Janeiro - RJ)



Eng. Augusto Claudio Paiva e Silva (à dir.) receber prêmio das mãos de Paulo Ricardo Tomazelli (Diretor Comercial Aços Longos Brasil da Gerdau)


Menção honrosa: Bruno Contarini
Empresa: BC Engenharia S/C Ltda. (Rio de Janeiro - RJ)
Obra: Ampliação do Shopping Tijuca (Rio de Janeiro - RJ))



Eng.Bruno Contarini (à dir.) recebe troféu e certificado alusivos à menção honrosa das mãos do eng. Bernardo Corrêa Neto, da Editora Pini



Categoria Obras de Pequeno Porte

Vencedor: Rafael Lino Calixto
Empresa: Esper Engenharia de Projetos (Goiânia - GO)
Obra: Sede da Construtora Consciente (Goiânia - GO)



Eng. Rafael Lino Calixto (à dir.) recebe troféu de vencedor das mãos de João Alberto de Abreu Vendramini (Vice-presidente de Marketing da ABECE)


Menção honrosa: Otávio Pedreira de Freitas

Empresa: Pedreira de Freitas Ltda. (São Paulo - SP)
Obra: Edifícios Residenciais Viver Ananindeua (Ananindeua - PA)



Eng. Otávio Pedreira de Freitas (à dr.) recebe troféu e certificado alusivos à menção honrosa das mãos de José Walnei (Diretor de Venda Direta da Gerdau)

ABECE - Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1993, conj. 61 - São Paulo - SP - Fone: 11-3938-9400 - Fax: 11-3938-9407 - email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Produzido por www.arteinterativa.com.br