Siga-nos no Twitter   Siga-nos no Facebook   Siga-nos no Instagram

Em cerimônia realizada no dia 17 de outubro de 2013, em São Paulo (SP), a ABECE e a Gerdau anunciaram os vencedores do 11º Prêmio Talento Engenharia Estrutural, escolhidos entre 272 inscritos, número recorde desde o início da premiação.

Considerado o principal reconhecimento da área de engenharia estrutural no País, o Prêmio homenageia profissionais que contribuíram para a valorização do setor, em quatro categorias: Infraestrutura, Edificações, Obras de Pequeno Porte e Obras Especiais. .

Avaliados por uma comissão de profissionais formada por membros da ABECE, da Gerdau e da Editora PINI, os projetos foram selecionados a partir de critérios como o uso adequado de materiais, a economia de produtos durante a construção, a concepção estrutural e a implantação harmônica da estrutura em relação ao ambiente, os processos construtivos, a originalidade, a beleza e a criatividade.

Na categoria Infraestrutura, o vencedor foi João Luis Casagrande, com a obra Árvores Estruturais da Estação Uruguai do Metrô (Rio de Janeiro - RJ). Em Edificações, Suely Villela de Azevedo conquistou a premiação com o Edifício Faria Lima 3500 (São Paulo - SP). Entre os projetos de Pequeno Porte, o ganhador foi Fernando Fontenelle, com a Casa Folha (Angra dos Reis - RJ). Na categoria Obras Especiais, o prêmio ficou com Mário Terra Cunha, com o Museu de Artes Populares (João Pessoa - PB). O destaque do Júri foi Marcelo Coelho Ungaretti, com a Arena Corinthians (São Paulo - SP), enquanto a menção honrosa em Sustentabilidade foi para Vicente Antônio Geraldo de Stefano, com o Passeio das Águas Shopping (Goiânia - GO).

Neste ano, houve uma novidade no concurso. Por meio de uma votação on-line no site do Prêmio, o público pôde escolher um dos trabalhos finalistas, entre todas as categorias. Com 44% dos votos, o selecionado foi João Luis Casagrande, com a obra Árvores Estruturais da Estação Uruguai do Metrô (Rio de Janeiro - RJ), que também recebeu uma menção honrosa.

Os primeiros colocados de cada categoria foram premiados com uma viagem a São Francisco (Califórnia - EUA) e uma visita técnica monitorada à obra Transbay Transit Center, considerado um novo marco da construção civil. O projeto inovador é alimentado por energia eólica e geotérmica, possui sistema de recuperação de água da chuva e conta com um parque público de 5,4 hectares.


VENCEDORES

CATEGORIA INFRAESTRUTURA

Vencedor: João Luis Casagrande
Empresa: JLA Casaggrande Serviços e Cons. de Engenharia (Rio de Janeiro – RJ)
Obra: Árvores Estruturais da Estação Uruguai do Metrô (Rio de Janeiro - RJ)
Projeto para mudança da estrutura no túnel da estação de metrô na Barra da Tijuca, com substituição de pilares de concreto por colunas metálicas em forma de árvore. A obra foi realizada com a estação em pleno funcionamento de ruas e paralisação do metrô.

DSC 9463 pq

Da esq. p/ dir. Suely B. Bueno (Presidente da ABECE), Robson Nelson da Silva (representando o eng. João Luis Casagrande) e Flavio Noal Bergamin (Gerente Geral de Marketing da Gerdau Aços Brasil)

arvore estrutural

Árvores estruturais da Estação Uruguai do Metrô

Menção honrosa: Catão Francisco Ribeiro
Empresa: Enescil Engenharia de Projetos Ltda. (São Paulo - SP)
Obra: Ponte Aldeia sobre o Rio Tietê (Barueri - SP)

DSC 9447pq

Da esq. p/dir. Suely B. Bueno (Presidente da ABECE), Claudio Watanabe (representando o eng. Catão Francisco Ribeiro) e Flavio Noal Bergamin (Gerente Geral de Marketing da Gerdau Aços Brasil)

 ponte aldeia

Ponte Aldeia sobre o Rio Tietê


CATEGORIA EDIFICAÇÕES

Vencedora: Suely Villela de Azevedo
Empresa: Escritório Téc. Julio Kassoy e Mario Franco Engenheiros Civis (São Paulo – SP)
Obra: Edifício Faria Lima 3500 (São Paulo - SP)
Empreendimento comercial com pilares inclinados 15º e ângulos variáveis em cada um dos pavimentos. Abriga ainda uma praça pública na área do térreo, livre de pilares, e terraços suspensos a amplas treliças metálicas.

DSC 9516pq

Eng. Suely Villela de Azevedo recebe prêmio de vencedora das mãos de Marcos Monteiro (conselheiro da ABECE), à esq., e Mauro de Paula (Gerente Geral de Vendas - Distribuição Gerdau Aços Brasil)

faria lima

Edifício Faria Lima 3500

Menção honrosa: Henri Netto
Empresa: Logos Engenharia e Arquitetura Ltda. (João Pessoa - PB)
Obra: Mirante do Centro de Convenções de João Pessoa (João Pessoa - PB)

DSC 9495pq

Da esq. p/ dir. Mauro de Paula (Gerente Geral de Vendas – Distribuição Gerdau Aços Longos Brasil), Henri Netto (projetista do Mirante do Centro de Convenções de João Pessoa) e Marcos Monteiro (conselheiro da ABECE)

 mirante

Mirante do Centro de Convenções de João Pessoa

CATEGORIA OBRAS ESPECIAIS

Vencedor: Mario Terra Cunha
Empresa: Avantec Engenharia Ltda. (Rio de Janeiro - RJ)
Obra: Museu de Arte Popular da Paraíba (Campina Grande - PB)
Projeto inclui três pavilhões de exposição redondos, dispostos em formato de triângulo, interligados por um piso acessado externamente por duas rampas que contornam a obra. Construído em estrutura metálica e de concreto, o museu ocupa uma pequena faixa de terra na margem do açude, sendo que um dos pavilhões está situado sobre um espelho d’água que circunda a área.

DSC 9423pq 

Da esq. p/dir. Vinicius Rodrigues Morais Junior (Gerente Venda Direta – Construção Civil da Gerdau Aços Brasil), eng. Mario Terra Cunha e Bernardo Correa Neto (Diretor do Departamento de Engenharia de Custos da Editora Pini)

museu

Museu de Arte Popular da Paraíba

Menção honrosa: Adolfo Veirano Jr.
Empresa: Veirano & Alves Consultoria e Engenharia de Projetos (São Paulo - SP)
Obra: Orquidário Ruth Cardoso do Parque Villa-Lobos (São Paulo - SP)

DSC 9404pq

Da esq. p/dir. Vinicius Rodrigues Morais Junior (Gerente Venda Direta – Construção Civil da Gerdau Aços Brasil), eng. Adolfo Veirano Jr. e Bernardo Correa Neto (Diretor do Departamento de Engenharia de Custos da Editora Pini)

orquidario

Orquidário Ruth Cardoso do Parque Villa-Lobos

CATEGORIA PEQUENO PORTE

Vencedor: Fernando Fontenelle
Empresa: Abilitá Projetos Estruturais (Rio de Janeiro – RJ)
A residência foi projetada fora dos padrões estruturais normais, utilizando todos os tipos de materiais para construção de grandes vãos, incluindo arcos de madeira e elementos metálicos para sustentar a cobertura. Seu diferencial é o inovador formato da cobertura que imita folhas das árvores, cuja estrutura foi feita em madeira laminada de eucalipto para vencer os amplos vãos da casa.


DSC 9368pq

Da esq. p/ dir. Fernando Fontenelle (autor do projeto Casa Folha), João Alberto Vendramini (Vice-presidente de Marketing da ABECE) e Cândido José de F. Magalhães (sócio de Fernando Fontenelle)

casfolha

Casa Folha

Menção honrosa: Adriano Etcheverry
Empresa: Flexcon Engenharia Ltda. (Curitiba - PR)
Obra: Casa do Lago (Cascavel - R)

DSC 9345pq

Da esq. p/ dir. José Eustáquio de Lima (Diretor Executivo da Comercial Gerdau), Carlos Alberto Pinho (representando o eng. Adriano Etcheverry) e João Alberto Vendramini (Vice-presidente de Marketing da ABECE)

casalago

Casa do Lago


DESTAQUE DO JÚRI

Vencedor: Marcelo Coelho Ungaretti
Empresa: Consórcio EGT Engenharia + FHECOR do Brasil Engenharia (São Paulo – SP)
Obra: Arena Corinthians (São Paulo - SP)
A construção do estádio contou com soluções pré-fabricadas de concreto com alto grau de industrialização associada a estruturas metálicas e mistas, que contribuíram para a racionalização da obra e foram determinantes em relação ao prazo e condições estabelecidas pelo cliente.

DSC 9573pq

Eng. Sergio Doniak (à dir.), representando o eng. Marcelo Coelho Ungaretti, recebe troféu das mãos de Paulo Ricardo Tomazelli (Diretor Executivo da Gerdau Aços Brasil)

arena

Arena Corinthians

SUSTENTABILIDADE

Menção honrosa: Vicente Antônio Geraldo de Stefano
Empresa: Consultest Consultoria Estrutural (São Paulo – SP)
Edifício construído em dois níveis, sendo o pavimento térreo sobre o solo e o primeiro pavimento com estrutura em concreto pré-moldado, além de cobertura em estrutura metálica. Conta com soluções ecoeficientes, como fachadas de vidro com 20 metros de altura e equipamentos para redução do consumo de energia, sistema de captação e reutilização de águas pluviais, além de vagas para automóveis elétricos com postos de carregamento, bicicletários e ciclovias internas no estacionamento.

DSC 9334pq
 
Eng. Vicente Antonio Geraldo de Stefano (à esq.) recebe placa de menção honrosa das mãos do eng. Jefferson Dias de Souza Junior (Vice-presidente de Tecnologia e Qualidade da ABECE)

passeio

Passeio das Águas Shopping


VOTAÇÃO ONLINE

Menção honrosa: João Luis Casagrande
Empresa: JLA Casagrande Serviços e Cons. de Engenharia (Rio de Janeiro – RJ)
Obra: Árvores Estruturais da Estação Uruguai do Metrô (Rio de Janeiro - RJ)
Projeto para mudança da estrutura no túnel da estação de metrô na Barra da Tijuca, com substituição de pilares de concreto por colunas metálicas em forma de árvore. A obra foi realizada com a estação em pleno funcionamento, sem necessidade de fechamento de ruas e paralisação do metrô.

DSC 9530pq

Eng. Robson Nelson da Silva (representando o eng. João Luis Casagrande – à dir.) recebe menção honrosa das mãos de Paulo Ricardo Tomazelli (Diretor Executivo da Gerdau Aços Brasil)

 arvores

Árvores Estruturais da Estação Uruguai


Mais informações sobre o Prêmio Talento Engenharia Estrutural em www.premiotalento.com.br

ABECE - Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1993, conj. 61 - São Paulo - SP - Fone: 11-3938-9400 - Fax: 11-3938-9407 - email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Produzido por www.arteinterativa.com.br