Siga-nos no Twitter   Siga-nos no Facebook   Siga-nos no Instagram


Além de homenagear profissionais pelo seu desempenho e dedicação em colocar suas ideias em prática, o Destaques ABECE, também conhecido por PUFA! pelos seus organizadores, entrega o Prêmio Augusto Carlos de Vasconcelos, uma homenagem da ABECE, idealizada pela T&A, a um engenheiro estrutural de destaque.

O troféu deste ano foi entregue in memoriam para o eng. Arthur Luiz Pitta, que faleceu em 20 de abril de 2013 e é considerado um verdadeiro ícone da engenharia estrutural brasileira.

ABACE-196
Da esq. p/ dir. Arthur Luiz Pitta Junior (representando o pai Arthur Luiz Pitta – homenageado), Augusto Carlos de Vasconcelos e José Almeida (diretor presidente da T&A)

A cerimônia do Destaques ABECE 2013 aconteceu no dia 29 de novembro de 2013 no Rosa Rosarum, em São Paulo (SP), e reuniu cerca de 300 convidados, entre profissionais da área, entidades parceiras e amigos.

Sócio fundador do ETALP - Escritório Técnico Arthur Luiz Pitta Engenheiros Associados, que tem mais de 60 anos de atuação no mercado, o eng. Arthur Luiz Pitta se fez presente na história da modernização do país, contribuindo para a construção de verdadeiros ícones da arquitetura e da engenharia nacional.

Foi do ETALP, pelas suas mãos, que ainda na década de 1950, saíram as primeiras formas que começaram a dar corpo às ideias arrojadas do então presidente Juscelino Kubitschek, em consonância com as propostas inusitadas de Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, para a construção de Brasília.

E a capital federal foi palco de grandes obras projetadas por Arthur Luiz Pitta: o Supremo Tribunal Militar, o Ministério da Justiça, o Ginásio de Esportes (mais conhecido como Mané Garrincha), o Autódromo de Brasília, entre outras.

Nascido na cidade mineira de Caxambu, em 2 de janeiro de 1922, e paulista por adoção, ele se formou em 1947 pela Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie, onde foi professor titular da cadeira de Concreto Armado de 1949 a 1970. Também foi docente da mesma disciplina na Faculdade de Engenharia da FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado) de 1971 a 1988, sendo responsável pelo curso de complementação de cálculo de concreto armado e fundações de edifícios do CENAP (Centro Universitário de Aperfeiçoamento Profissional).

Arthur Luiz Pitta foi membro titular do Instituto de Engenharia de São Paulo, onde foi secretário da Divisão Técnica de Estruturas (1963 a 1964) e vice-diretor da Divisão de Estruturas (1965 a 1966), sendo membro associado permanente da Divisão Técnica de Estruturas.

Também foi membro da American Society of Civil Engineers (USA), do American Concrete Institute (USA), do Presstressed Concrete Institute (USA), do CEB (Comitê Euro-International du Béton), da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e membro da comissão de revisão da NBR 6118, da comissão de estudo para elaboração da norma “Ações e Segurança nas Estruturas” e da comissão de estudo para elaboração da revisão de NBR 7197, representando o Cobracon - Comitê Brasileiro de Construção Civil - CB2.

Recebeu o Prêmio Emílio Baumgart pelo Ibracon (Instituto Brasileiro do Concreto), em 1989, e foi condecorado com o título de Associado Honorário da ABECE, em 2002, pelos relevantes serviços prestados à engenharia estrutural brasileira.

A implantação de polos industriais (como o do ABC Paulista), de edifícios que marcaram a Avenida Paulista e tantas outras referências em grandes obras carregam o legado do trabalho desenvolvido por Arthur Luiz Pitta e sua equipe do ETALP.

O Destaques ABECE 2013 homenageou 11 profissionais do setor da construção civil, indicados pelos patrocinadores ArcelorMittal, Atex, Brasfond, TQS Informática e T&A.

A iniciativa é uma forma de valorizar o engenheiro estrutural, uma vez que entre os profissionais indicados pelas empresas participantes, um deles, obrigatoriamente, é o responsável pelo projeto estrutural da obra.

Confira os homenageados do Destaques ABECE 2013 em http://site.abece.com.br/index.php/ultimas-noticias-2/2172-profissionais-recebem-homenagem-destaques-abece

ABECE - Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1993, conj. 61 - São Paulo - SP - Fone: 11-3938-9400 - Fax: 11-3938-9407 - email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Produzido por www.arteinterativa.com.br