Siga-nos no Twitter   Siga-nos no Facebook   Siga-nos no Instagram


O Destaques ABECE, evento criado pela ABECE para homenagear profissionais pelo seu desempenho e dedicação em colocar suas ideias em prática, conferiu, neste ano, o 3º Prêmio Augusto Carlos de Vasconcelos ao eng. Bruno Contarini.


O troféu, idealizado pela T&A em parceria com a ABECE para reconhecer um engenheiro estrutural de destaque, foi entregue durante a cerimônia do Destaques ABECE 2014, realizada no último dia 28 de novembro, no Buffet França, em São Paulo (SP).


Formado em Engenharia Civil, em 1956, com especialização em Arquitetura pela Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil (atual Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro), o eng. Bruno Contarini é considerado um dos mais importantes engenheiros do país.


Sua carreira começou, ainda em 1956, como estagiário no Escritório Técnico Sidney dos Santos, onde calculou e detalhou parte do viaduto Negrão de Lima, localizado em Madureira, na capital carioca. Três anos depois, fez a variante em concreto protendido da ponte sobre o Rio Tocantins que, executada em balanços sucessivos, ostenta o recorde mundial em viga reta protendida e possibilitou o término da Rodovia Belém-Brasília.


Até 1968, o engenheiro projetou ainda a ponte sobre o Rio Paraná, localizada em Presidente Epitácio, na divisa dos Estados de São Paulo e Mato Grosso, e a ponte do Rio Pelotas, no Rio Grande do Sul. A primeira tem 2.550 m de comprimento, com vãos de 45 a 112 m, e a segunda conta com um vão de 189 m e viga de 11 m de altura.
Foi chamado à Argélia francesa pelo arquiteto Oscar Niemeyer com o desafio de viabilizar o projeto da Universidade de Constantine e com a consolidação de um consórcio da Construtora Rabello com a argelina Ecotec, executou inúmeras obras durante os 20 anos em que atuou no norte africano e na Europa.


Ainda em 1968, deu início ao trabalho de construção de uma das maiores obras da engenharia brasileira: a Ponte Rio-Niterói. Repleta de inovações, a ponte utilizou, pela primeira vez, as tecnologias de ilhas flutuantes com equipamentos de perfuração de tubulões, treliças de lançamento e dois equipamentos de colocação de aduelas.


Especialista em pontes e viadutos, Contarini trabalhou como projetista e foi responsável técnico por várias obras emblemáticas do País, grande parte delas em parceria com o arquiteto Oscar Niemeyer, sempre utilizando soluções e técnicas inovadoras, contribuindo, sobremaneira, para a inserção da engenharia brasileira entre as melhores do mundo.
O Destaques ABECE 2014 homenageou 12 profissionais do setor da construção civil, indicados pelos patrocinadores ArcelorMittal, Brasfond, SIS Engenharia, TQS Informática e T&A.


A iniciativa é uma forma de valorizar o engenheiro estrutural, uma vez que entre os profissionais indicados pelas empresas participantes, um deles, obrigatoriamente, é o responsável pelo projeto estrutural da obra.
Confira os homenageados do Destaques ABECE 2014 em http://site.abece.com.br/index.php/ultimas-noticias-2/2404-profissionais-de-cinco-empresas-recebem-homenagem-destaques-abece-2014 .

ABECE - Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1993, conj. 61 - São Paulo - SP - Fone: 11-3938-9400 - Fax: 11-3938-9407 - email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Produzido por www.arteinterativa.com.br