Siga-nos no Twitter   Siga-nos no Facebook   Siga-nos no Instagram   Siga-nos no Instagram   Siga-nos no Youtube




A ABECE, em parceria com o PPGECiv da UFSCar (Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil da Universidade Federal  de São Carlos), promove, no dia 11 de maio de 2016, das 14 às 21h30, em São Carlos/SP, o 2º Encontro de Engenharia de Estruturas ABECE-UFScar “Projetos de Alvenaria Estrutural” .

A grande novidade do evento é a presença do palestrante internacional eng. John Tawresey, membro do comitê ASCE 7 sobre Ações para Cálculo de Edifícios e outras Estruturas com mais de 40 anos de experiência em projetos estruturais, em especial estruturas de alvenaria e painéis de fachada, trabalhando no escritório KPFF Consulting Engineers, com sede em Seatle e filiais em diversas cidades americanas.

Engenheiro de Estruturas Sênior, ex-presidente da Associação Americana The Masonry Society, ex-editor do The Masonry Society Journal, ex-presidente do Conselho de Engenheiros de Estruturas sobre Gerência de Risco (Structural Engineers Risk Management Council - SERMC), ex-presidente do Structural Engineering Institute of ASCE, o eng. Tawresey também lecionou a disciplina de Alvenaria Estrutural na University of Washington nos últimos 35 anos.

Recebeu vários prêmios, como a Menção Presidencial (por duas vezes, sendo a única pessoa até hoje merecedora dessa distinção) e o Prêmio Paul D. Haller, ambos da The Masonry Society.

No evento, ministrará duas palestras que abordarão prática e projeto de alvenaria estrutural nos EUA o uso de materiais e componentes típicos, edifícios altos com blocos de concreto e cerâmicos, casas térreas, painéis pré-moldados de fachada.

Também fazem parte da programação, apresentações de Michel Issa Neto e João Carlos Poloniato Ferreira sobre quantitativos médios atualizados em projetos de edifícios de alvenaria estrutural (estudo resultante da parceria entre a ABECE e os departamentos de Engenharia Civil e Estatística da UFSCar).

Comportamento e exemplo de projeto de vigas de alvenaria é o tema abordado por Pierre Soudais e Rafael Pasquantonio, enquanto Francisco Quim falará sobre os novos modelos para projeto de edifícios em alvenaria estrutural.

Os engenheiros José R. Andrade Filho e Guilherme Parsekian, diretor da Regional SP/Central e diretor-adjunto, respectivamente, apresentarão os parâmetros para dimensionamento a compressão com blocos de concreto ou cerâmicos.

A avaliação não-destrutiva da resistência à compressão de alvenaria de blocos vazados com a técnica do macaco plano será exposta pelo eng. Mateus de Oliveira Soriani e exemplo de projeto de edifícios com o TQS será apresentado por Armando Sérgio Melchior.

Pontos a serem discutidos na normalização brasileira sobre segurança contra incêndio em projetos de alvenaria estrutural serão apontados pelo eng. Armando L. Moreno Junior.


Logo após o coffee break, Marcia Melo discorrerá sobre a nova norma de blocos cerâmicos e sua aplicação estrutural. Em seguida, Carlos A. Tauil falará sobre a atuação da BlocoBrasil na última década.

A área de estruturas na visão do estudante de engenharia será tema da apresentação de Ana Flávia D. Costa e Johnatan H.H. Souza.

Estudos sobre ensaio de pórticos de alvenaria, realizados em parceria pela UFSCar, University of Calgary, Brigham Young University, Canada Mansory Design e FAPESP, serão expostos por Ernesto Fortes.

Uma mesa-redonda composta por John Tawresey, Francisco Quim, José R. Andrade Filho, Carlos Alberto Tauil, Ernesto Fortes e Marcia Melo encerrará a programação.

O evento acontece no Teatro Florestan Fernandes da UFScar (Rodovia Washington Luís Km 235 - SP-310 - São Carlos - SP). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por intermédio do endereço http://site.abece.com.br/index.php/fichas-de-inscricoes . A programação completa deve ser conferida no link

ABECE - Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural
Av. Queiroz Filho, nº 1700 – casa 80 – Condomínio Villa Lobos Office Park – Vila Hamburguesa – CEP: 05319-000 - São Paulo - SP
Fone: 11-3938-9400 - email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Produzido por www.arteinterativa.com.br