Siga-nos no Twitter   Siga-nos no Facebook   Siga-nos no Instagram

Estão abertas as inscrições para a 15ª edição do Prêmio Talento Engenharia Estrutural, concurso promovido pela ABECE e pela Gerdau e considerado o evento mais importante da engenharia estrutural do país..

O concurso é aberto a empresas ou profissionais projetistas de estruturas sediados no território nacional (associados ou não à ABECE) que podem inscrever quantas obras distintas desejarem em cada uma das cinco categorias:

. Infraestrutura: serão considerados  projetos estruturais voltados para a área pública (exceto edifícios), tais como aeroportos, cais, túneis, terminais, pontes, viadutos, passarelas, obras de saneamento, portos, barragens etc.;

. Edificações: serão consideradas as estruturas verticais e/ou horizontais que se destinam a utilização residencial, comercial, escolar, industrial, entre outras, com área construída maior que 3.000 m²;

. Pequeno Porte: serão consideradas as estruturas de residências unifamiliares, de qualquer porte, e pequenos edifícios residenciais, comerciais ou industriais, com área construída de até 3.000 m²;

. Obras Especiais: serão considerados  projetos estruturais com sistemas construtivos específicos e diferenciados como antenas de telecomunicações, bases de equipamentos, esculturas, monumentos, escadas, reforços estruturais, obras de "retrofiting", reformas, ampliações, coberturas etc.;

. Construção Industrializada: serão consideradas estruturas pré-fabricadas, estruturas pré-moldadas de canteiro, estruturas metálicas ou outras estruturas que se utilizem de processos industrializados para sua produção.

Entre os aspectos avaliados em cada obra inscrita estão a concepção estrutural, processos construtivos/uso adequado de materiais, a originalidade, a monumentalidade, sua implantação harmônica em relação ao ambiente, e a esbeltez/deformabilidade. A estrutura pode ser de qualquer tipo: concreto armado, concreto protendido, metálica, madeira, alvenarias ou, ainda, mista.

Votação on-line

Os projetos serão avaliados e julgados por uma comissão de profissionais formada por membros da ABECE e da Gerdau. Além disso, também será aberta no site do Prêmio uma área de votação, na qual o visitante poderá escolher um dos trabalhos, dentre todas as categorias. O resultado desta votação será on-line e estará aberto a todos os visitantes.

O Prêmio Talento Engenharia Estrutural estimula o aperfeiçoamento e o desenvolvimento da construção civil. Os vencedores deste ano serão conhecidos no dia 28 de setembro de 2017, no ENECE 2017 - 20º Encontro Nacional de Engenharia e Consultoria Estrutural, que será realizado em São Paulo (SP).

Premiação

Os vencedores de cada categoria ganharão troféu alusivo ao evento e os segundos colocados receberão placa alusiva de menção honrosa, além de diplomas de participação no concurso.

A comissão julgadora selecionará também uma obra merecedora do prêmio “Destaque do Júri”, uma menção honrosa para a obra que se destacar em Sustentabilidade e poderá, ainda, definir critérios para valorizar os trabalhos melhor avaliados na votação pública on-line.

Valorização profissional

Criado em 2003, na gestão do então presidente eng. Júlio Timerman, o Prêmio Talento Engenharia Estrutural se consolidou ao longo desses 15 anos como uma das mais importantes premiações da engenharia brasileira, ao reconhecer e valorizar as realizações dos projetistas de estruturas.

Fruto de uma parceria entre a ABECE e a Gerdau, a premiação tem como objetivo principal incentivar os profissionais que desenvolvem projetos de destaque na engenharia estrutural do País.

“O Prêmio confere aos agraciados uma valorização sem igual em qualquer outra premiação assemelhada na construção civil brasileira. Reconhece, além do mérito do trabalho bem feito, também a tecnologia aplicada e o alto grau do desenvolvimento da engenharia estrutural brasileira sem aferir a segurança da estrutura”, comenta o eng. João Alberto de Abreu Vendramini, vice-presidente de Relacionamento da ABECE.

O Gerente de Marketing Construção Civil da Gerdau, Marcelo Chang Baldino, considera a valorização do engenheiro como um dos pilares de maior relevância para a o sucesso da premiação. “O prêmio reconhece e valoriza um profissional fundamental na construção civil brasileira, que é o engenheiro de estruturas. É ele quem concebe e estabelece o que a estrutura irá suportar em cada uma das construções, sendo responsável direto por sua segurança, viabilidade técnica e econômica. Este é o reconhecimento que buscamos alcançar com o prêmio ao divulgar os profissionais e suas soluções criativas de engenharia estrutural em obras de todos os portes e para todas as finalidades”, comenta o executivo.

No início, o objetivo do concurso era testar o conceito e a receptividade – a primeira edição contou com apenas 10 inscritos; porém já eram projetos de excelência e relevância técnica. Com o passar do tempo, seu formato foi sendo ampliado, com a criação de novas categorias e premiações.

Em toda sua trajetória já avaliou, aproximadamente, 1.300 projetos, dos quais 40 foram premiados. Os organizadores acreditam que a longevidade da premiação, assim como a credibilidade conquistada, seja resultado da seriedade, do respeito pelos trabalhos inscritos e também da transparência que marcam a conduta, tanto da comissão julgadora e da entidade, quanto da empresa parceira do Prêmio..
 
As inscrições para o 15º Prêmio Talento Engenharia Estrutural vão até o dia 15 de julho de 2017. Para mais informações acesse o site www.premiotalento2017.com.br

ABECE - Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1993, conj. 61 - São Paulo - SP - Fone: 11-3938-9400 - Fax: 11-3938-9407 - email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Produzido por www.arteinterativa.com.br