Siga-nos no Twitter   Siga-nos no Facebook   Siga-nos no Instagram



O eng. Ronaldo C. Battista é convidado para falar sobre projeto estrutural e estabilidade aerodinâmica de torres de concreto de grande altura e esbeltez no próximo encontro mensal promovido no dia 9 de agosto de 2017 pela ABECE em parceria com a Divisão de Estruturas do Instituto de Engenharia.

Partindo do caso de uma torre de C.A. (com seção quadrada 12,0 m x 11,0 m e h=112,0 m), destinada a testes de elevadores Hyndai de grande velocidade para prédios altos, o palestrante abordará a concepção da estrutura da torre e sua fundação e os aspectos projetivos de construtivos; análise estativa da estrutura sob a ação do vento com ênfase nos procedimentos e normas de projeto; modelagem computacional 3D para análise dinâmica da interação vento-estrutura-fundação; modelagem teórico-experimental das forças do vento: Modelos em túnel de vento; análise aerodinâmica da estrutura sob a ação do vento em escoamento suave e turbulento.
Para concluir, demonstrará a avaliação do desempenho e da estabilidade aerodinâmica do sistema estrutural, destacando o sistema de controle para melhoria do comportamento e do desempenho estrutural no ELS e no ELU.

Engenheiro Civil e Ph.D pela University of London, diretor da Controllato – Projeto Monitoração e Controle de Estruturas Ltda. e professor titular da COPPE/UFRJ (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro), Ronaldo C. Battista já foi orientador de diversas teses de doutorados e mestrados e tem mais de 280 artigos técnico-científicos publicados em revistas e congressos.
É consultor em Engenharia de Estruturas de Grande Porte (pontes estaiadas, coberturas, torres altas, offshore, costeiras e estruturas industriais) com mais de 310 projetos e consultorias técnicas com soluções diferenciadas em engenharia de estruturas e mecânica estrutural.
É presidente da ASAEE (Associação Sul-Americana de Engenharia Estrutural), membro da ABPE (Associação Brasileira de Pontes e Estruturas) e de várias outras associações nacionais e internacionais.

A palestra “Projeto estrutural e estabilidade aerodinâmica de torres de concreto e de grande altura e esbeltez” acontece às 20h no Instituto de Engenharia (Av. Dante Pazzaneze, 120 - Vila Mariana - São Paulo - SP). As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas no endereço http://site.abece.com.br/index.php/fichas-de-inscricoes/3138 .

Para acompanhar a apresentação ao vivo, aberta aos interessados, basta acessar o site do Instituto de Engenharia (www.ie.org.br).

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3938-9400 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .

ABECE - Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1993, conj. 61 - São Paulo - SP - Fone: 11-3938-9400 - Fax: 11-3938-9407 - email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Produzido por www.arteinterativa.com.br