Siga-nos no Twitter   Siga-nos no Facebook   Siga-nos no Instagram



Duas décadas gerando conhecimento, possibilitando que engenheiros da área de estruturas possam discutir sobre as mais recentes inovações na arte da engenharia estrutural, trazendo ao público mudanças e necessidades dessas nas normalizações que norteiam a arte de projetar...

Assim se consolidou o ENECE - Encontro Nacional de Engenharia e Consultoria Estrutural, evento promovido anualmente pela ABECE. Neste ano comemorativo de seus 20 anos, em que o país e a construção civil buscam caminhos para enfrentar a crise que tanto incomoda o desenvolvimento econômico, o Encontro traz como tema “A Arte da Engenharia Estrutural” e acontecerá no dia 28 de setembro de 2017 no Milenium Centro de Convenções, em São Paulo (SP).

Além de ciclos de palestras com especialistas em projetos estruturais que trouxeram soluções inovadoras para diversas situações de obras, contemplará, no encerramento, a entrega do 15º Prêmio Talento Engenharia Estrutural revelando os grandes vencedores desta histórica edição.

Soluções estruturais

O projeto estrutural do Edifício Sky Tower, localizado em Balneário Camboriu (SC), será um dos destaques do 20º ENECE, com apresentação do seu projeto arquitetônico, explanação sobre a solução estrutural, estudos realizados para a definição dos efeitos dinâmicos do vento, com ênfase para a NBR-6123 e ensaios em túnel de vento, assim como os sistemas estruturais indicados para os edifícios altos.

A arte da engenharia estrutural brasileira em Luanda (Angola) também estará presente no Encontro, com a demonstração da solução estrutural do Luanda Towers, um conjunto de três torres corporativas construído na capital angolana. Técnicas empregadas, vantagens, desvantagens, motivos que nortearam a escolha da solução mista em aço e concreto, assim como a interface rica em troca de experiências com equipes multidisciplinares de diversos países e a realidade internacional de verificação de projetos estrutural farão parte da exposição do engenheiro responsável pelo projeto.

Valorização e gerenciamento dos projetos e industrialização da construção civil é um dos temas do evento, trazendo a experiência no desenvolvimento de sistemas construtivos, gerando aumento da qualidade e produtividade, e na implantação de sistemas gerenciais para construção civil.

Presença internacional

Ligações e utilização de concreto pré-moldado em edifícios altos serão apresentadas pelo convidado especial Larbi Sennour, presidente - CEO da Consulting Enginneers Group Inc. - San Antonio, Texas (USA), responsável por inúmeros projetos estruturais. Membro do ACI (American Concrete Institute), do PCI (Canadian Precast Prestressed Concrete Institute), da fib (Fédération Internationale du Béton, entre outras entidades e de vários comitês técnicos, além de ser autor de dezenas de artigos e publicações técnicas, dentre eles “Manual de conexões PCI para construção de concreto pré-fabricado e pré-esforçado" e "Manual de Design PCI para Construção de Concreto Pré-fabricado e Pré-esforçado".

Workshop fib Model Code 2020

Esta edição comemorativa do ENECE englobará, no dia 29 de setembro, um evento especial, o Workshop fib Model Code 2020, organizado no mundo todo por intermédio dos 43 países que integram a fib (International Federation of Structural Concrete).

No Brasil, através do Grupo Nacional, representado pelas entidades ABECE e ABCIC (Associação Brasileira da Construção Industrializada do Concreto) que o constituem, está sendo coordenado pelo líder da Delegação Brasileira, Prof. Fernando Rebouças Stucchi, que também representa a América Latina no grupo de desenvolvimento do Model Code.

O código modelo é considerado, no âmbito internacional, como o documento pré-normativo mais relevante da engenharia do concreto estrutural por trazer o resultado do avanço do conhecimento, novas descobertas e necessidades deste universo. Em relação ao atual documento, o MC 2010, o novo código englobará também as estruturas existentes, além da revisão e atualização do conteúdo para novas estruturas.

Este Workshop contará com a presença de renomados profissionais internacionais e nacionais envolvidos com o assunto e proporcionará um debate sobre as principais questões que envolvem as estruturas de concreto: novas e existentes.

Estão previstos temas como Visão Geral do fibMC2020, que procurará ao mesmo tempo integrar estruturas novas a construir e estruturas existentes, procurando evitar que o volume cresça muito; Concreto de Ultra Alta Resistência; Confiabilidade das estruturas Novas e para as Existentes; Robustez e Resiliência; Projeto em áreas Sísmicas; Manutenção e Intervenções ao longo da Vida Útil; e Sustentabilidade.

O Brasil fará apresentações sobre nossa Normalização, Estruturas Existentes e as propostas para o MC2020. Da América Latina, participarão dois palestrantes. O workshop contará, ainda, com palestras de representantes da fib e, no debate final, com a participação do atual presidente da entidade, o Prof. Hugo Corres Peiretti.

As inscrições para o 20º Encontro Nacional de Engenharia e Consultoria Estrutural e para o Workshop fib Model Code 2020 estão abertas. Informações sobre inscrições e programação completa estão no endereço www.abece.com.br/enece2017.



ABECE - Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1993, conj. 61 - São Paulo - SP - Fone: 11-3938-9400 - Fax: 11-3938-9407 - email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Produzido por www.arteinterativa.com.br