Siga-nos no Twitter   Siga-nos no Facebook   Siga-nos no Instagram



“Revisão da NBR 6120 e as perspectivas da engenharia estrutural” é o tema que será abordado pelo vice-presidente de Relacionamento da ABECE, eng. João Alberto de Abreu Vendramini, no dia 30 de agosto de 2017, em Salvador (BA), no I Seminário de Engenharia Estrutural da Bahia: desafios e perspectivas para o futuro.

Coordenador da CE-02:124.11 - Comissão de Estudo de Cargas para o Cálculo de Estruturas de Edifícios, responsável pela produção do texto-base de revisão da NBR 6120 -  Cargas para o cálculo de estruturas de edificações, o eng. Vendramini enfatizará as principais mudanças propostas nesta normatização que, em breve, estará disponível para consulta pública na ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

O evento, promovido pela Diretoria Regional do Ibracon/Bahia (Instituto Brasileiro do Concreto), em parceria com a Escola Politécnica da UFBA (Universidade Federal da Bahia) e apoio da ABECE, acontece em 29 e 30 de agosto com o objetivo de discutir os desafios e perspectivas da engenharia estrutural para o novo milênio com profissionais do setor da construção civil e estudantes da Engenharia e Arquitetura.

Serão dois dias de palestras com especialistas convidados para falar sobre cases de relevância na área, como o reparo da ponte pênsil de São Vicente e os grandes desafios nas obras de Oscar Niemeyer e sobre novas tecnologias, como a potencialidade da fibra de carbono no reforço estrutural.

Quatro mini-cursos sobre análise estrutural utilizando Ftool, lançamento de estruturas de pequeno porte, verificação dos estados limites de serviço (fissuração e flechas) em vigas pela NBR 6118:2014 e manutenção de pontes também fazem parte da grade de programação do evento.

No encerramento, será feita uma homenagem especial ao eng. Antonio Carlos Reis Laranjeiras, engenheiro civil pela Escola Politécnica da UFBA, com pós-graduações em Estruturas na Escola Nacional de Engenharia – UFRJ, Technische Hochschule – München (Alemanha), The University of Texas at Austin (USA) e Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Portugal. Foi Professor Titular da Escola Politécnica, UFBA (1957-1987); Engenheiro do Departamento de Estradas de Rodagem da BA (1956-1993); Ex-Presidente do Clube de Engenharia da Bahia. Atua como Sócio Gerente da empresa ACR Laranjeiras & Cia. e é autor de projetos estruturais de estádios, obras hidráulicas, pontes, edificações, obras industriais, pavimentos, além de ter escrito teses, publicações técnicas, traduções e redações de Normas.

É associado honorário da ABECE desde 2002, quando recebeu este título por ter contribuído com relevantes serviços à engenharia estrutural e consultivas brasileiras há mais de 40 anos, e foi homenageado também, por esta instituição, em 2008, com a condecoração de Personalidade da Engenharia Estrutural, concedida durante a entrega do Prêmio Talento Engenharia Estrutural.

O “I Seminário de Engenharia Estrutural da Bahia: desafios e perspectivas para o futuro” será realizado no auditório Leopoldo Amaral da Escola Política da UFBA. Informações sobre programação completa e inscrições estão no endereço http://www.ibracon.org.br/regionalbahia/


ABECE - Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1993, conj. 61 - São Paulo - SP - Fone: 11-3938-9400 - Fax: 11-3938-9407 - email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Produzido por www.arteinterativa.com.br