Siga-nos no Twitter   Siga-nos no Facebook   Siga-nos no Instagram



A Impacto Protensão, empresa referência em protensão com mais de 20 anos de atuação no mercado, acaba de se tornar associada colaboradora da ABECE.

A história da Impacto teve início quando o engenheiro civil Joaquim Caracas atentou para o grande potencial da protensão, que, no Brasil, era praticamente restrita a construções de pontes. Assim, em 1996, viajou para São Francisco-EUA, onde conheceu a ADAPT

Corporation e recebeu treinamento necessário para aplicar e executar a protensão com cordoalhas engraxadas, tecnologia que já era amplamente utilizada nos EUA desde a década de 50, mas ainda pouco difundida no território brasileiro.

Após retornar ao Brasil, Caracas fundou a Impacto em Fortaleza e, em seguida, consolidou uma parceria com a siderúrgica Arcelor Mittal para introduzir e provar perante o mercado a eficiência da protensão não-aderente em edifícios. Em 1997, a Impacto realizou a primeira obra com cordoalhas engraxadas e se tornou a pioneira no desenvolvimento nesse ramo da construção civil.

No início dos anos 2000, ao analisar o enorme desperdício de madeira na execução de estruturas, a Impacto desenvolveu seu sistema próprio de cimbramento metálico e formas plásticas reutilizáveis para lajes nervuradas e maciças (plasterit). Esses elementos conseguem reduzir em até 80% o uso da madeira na obra além de reduzir a mão-de-obra especializada.

Dessa forma, a Impacto passou a oferecer uma solução integrada às construtoras, com sistemas industrializados de fôrmas e serviços de protensão, ampliando seu hall de clientes e desenvolvendo um mix de produtos de alta produtividade. Esse leque de serviços atende mais de 150 obras simultaneamente, segundo o balanço do primeiro semestre de 2017.

O desejo de revolucionar a construção civil não para por aí. A companhia investe cerca de 6% da sua receita no setor PD&I, o que já resultou no registro de 21 pedidos de patentes, dos quais seis já foram concedidos e 15 estão em andamento. Com mais de 20 prêmios em seu portfólio, de âmbitos nacional e regional, a empresa continua inovando em seus produtos e técnicas.

Hoje, além de Fortaleza, a Impacto possui escritórios em São Paulo, Manaus, Brasília, Salvador e Recife, atendendo, dessa forma, todo o território nacional. Além disso, recentemente a empresa fechou duas parcerias estratégicas. A primeira com a siderúrgica Arcelor Mittal, na qual as duas empresas se uniram para criar a “Arcelor Mittal Inovação”, um spin-off focado no desenvolvimento de soluções inovadoras para a construção civil em toda a América Latina. A segunda com a SH Fôrmas, em que as duas empresas uniram seus principais produtos para ofertar ao mercado, nas regiões sudeste e norte, soluções completas que resolvam todas as necessidades de seus clientes.

ABECE - Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1993, conj. 61 - São Paulo - SP - Fone: 11-3938-9400 - Fax: 11-3938-9407 - email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Produzido por www.arteinterativa.com.br