Siga-nos no Twitter   Siga-nos no Facebook   Siga-nos no Instagram


Mais de 250 participantes acompanharam a vigésima edição do maior evento voltado exclusivamente para a engenharia estrutural do país, o ENECE - Encontro Nacional de Engenharia e Consultoria Estrutural, que aconteceu no dia 28 de setembro de 2017, em São Paulo (SP).

O tema norteador da edição comemorativa foi “A arte da engenharia estrutural” e representantes de diversas entidades do setor marcaram presença na abertura oficial do evento: Hugo Corres - presidente da FIB (International Federation for Structural Concrete), Júlio Timerman -  presidente do Ibracon (Instituto Brasileiro do Concreto), Iria Licia Oliva Doniak - presidente executiva da ABCIC (Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto), Jorge Batlouni Neto – vice-presidente de Tecnologia, Qualidade e Meio Ambiente do Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção do Estado de São Paulo), Hugo Rodrigues – diretor de Comunicação da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland), Lucio Martins Laginha Neto – vice-coordenador da Divisão de Estruturas do Instituto de Engenharia e Janaina Maria da Silva – membro da comissão executiva do CBCA (Centro Brasileiro de Construção em Aço) e do Instituto Aço Brasil.

O presidente da ABECE, eng. Jefferson Dias de Souza Junior, enalteceu, em seu discurso, a importância do encontro, especialmente de ter atingido sua vigésima realização como ponto de encontro dos profissionais da área de estrutura para discussão sobre as mais recentes inovações, as mudanças e necessidades nas normalizações que norteiam o setor e a união da categoria em prol de suas conquistas.

A programação do evento seguiu com palestras proferidas por profissionais convidados e culminou, no encerramento, com a entrega do 15º Prêmio Talento Engenharia Estrutural revelando os vencedores deste concurso promovido anualmente pela ABECE e pela Gerdau.
Destaque especial

“Ligações e utilização de concreto pré-moldado em edifícios altos” foi o primeiro tema abordado no evento contando com a presença do convidado especial eng. Larbi Sennour.

Presidente - CEO da Consulting Enginneers Group Inc. - San Antonio, Texas (USA), o renomado profissional é responsável por inúmeros projetos estruturais em estruturas pré-moldadas, notadamente em edifícios de grande altura.

Ele é membro do ACI (American Concrete Institute), do PCI (Canadian Precast Prestressed Concrete Institute), da fib (Fédération Internationale du Béton, entre outras entidades e de vários comitês técnicos, além de ser autor de dezenas de artigos e publicações técnicas, dentre eles “Manual de conexões PCI para construção de concreto pré-fabricado e pré-esforçado" e "Manual de Design PCI para Construção de Concreto Pré-fabricado e Pré-esforçado".

Soluções estruturais

O eng. Luiz Henrique Ceotto, formado pela Unb (Universidade de Brasília) e mestre em Engenharia de Estruturas pela Escola de Engenharia de São Carlos da USP (Universidade de São Paulo), um dos palestrantes da primeira edição do ENECE, deu sequência à programação de palestras do Encontro.

Valorização e gerenciamento dos projetos e industrialização da construção civil foi o tema apresentado, com maestria, pelo diretor de Design e Construção da Tishamn Speyer Properties que trouxe toda sua experiência no desenvolvimento de sistemas construtivos, gerando aumento da qualidade e produtividade, e na implantação de sistemas gerenciais para construção civil.

A arte da engenharia estrutural brasileira em Luanda (Angola) também esteve presente no Encontro, com a demonstração, pelo eng. Jeferson Luiz Andrade, da solução estrutural do Luanda Towers, um conjunto de três torres corporativas construído na capital angolana.

Diretor da Regional Curitiba da ABECE, formado pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com vários títulos de especialização e diretor técnico da Andrade Rezende Engenharia de Projetos, o palestrante destacou as técnicas empregadas, vantagens, desvantagens e motivos que nortearam a escolha da solução mista em aço e concreto nesta obra.

Destacou a interface rica em troca de experiências com equipes multidisciplinares de diversos países e a realidade internacional de verificação de projetos estrutural.

Desafios do projeto estrutural no ambiente BIM foram demonstrados pelo eng. Abram Belk, formado pela EPUSP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo) e diretor de Desenvolvimento da TQS Informática desde 1986, onde desenvolve os Sistemas TQS para projeto estrutural em concreto armado e protendido.

Partindo da teoria sobre o BIM (Building Information Modeling), Belk apresentou, na prática, como esta ferramenta pode contribuir para a implementação de outras inovações nos escritórios de projetos, elucidando diversas dúvidas dos presentes sobre o modelo.

Já a apresentação dos critérios para avaliação de reação vertical do solo ficou por conta do eng. Frederico Fernando Falconi, engenheiro formado pela Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie e sócio-diretor da ZF Engenheiros Associados.

Edifícios sem juntas foram o foco da apresentação do eng. Antonio Carlos Laranjeiras, mais conhecido como Prof. Laranjeiras. Formado pela Escola Politécnica da Universidade Federal do Bahia, possuidor de um inestimável currículo e atual sócio gerente da ACR Laranjeiras & Cia, o palestrante destacou que a eliminação das juntas nas estruturas dos edifícios vem ao encontro do desejo atual de estruturas robustas e que a dificuldade do projeto está em avaliar adequadamente os esforços gerados pelas deformações impostas devidas à retração e variação de temperatura.

O projeto estrutural do Edifício Sky Tower, localizado em Balneário Camboriu (SC), foi um dos destaques do 20º ENECE e encerrou a programação de palestras do evento.

O eng. Antonio Stramandinoli Junior, mestre em Engenharia Civil pela PUC/RJ (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) e sócio-diretor da Kalkulo Projetos Estruturais, falou sobre o projeto arquitetônico da bela obra, explanou sobre a solução estrutural, estudos realizados para a definição dos efeitos dinâmicos do vento, com ênfase para a NBR 6123 Forças devidas ao vento em edificações, ensaios em túneis de vento, assim como os sistemas estruturais indicados para os edifícios altos.

Veja todas as palestras do ENECE 2017

Confira fotos

ABECE - Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1993, conj. 61 - São Paulo - SP - Fone: 11-3938-9400 - Fax: 11-3938-9407 - email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Produzido por www.arteinterativa.com.br