Siga-nos no Twitter   Siga-nos no Facebook   Siga-nos no Instagram

Realizado com sucesso em São Paulo pela ABECE, o curso Projeto Estrutural de Edifícios de Alvenaria, ministrado pelo eng. Márcio Roberto Silva Corrêa, volta à capital paulista no dia 3 de março de 2018.

Dirigido a projetistas de estruturas e profissionais que atuam no desenvolvimento de projetos estruturais, o curso visa transmitir informações e técnicas que permitam aos participantes analisar a estrutura de um edifício de alvenaria, considerando as ações verticais e horizontais, e apresentar as bases de dimensionamento de elementos estruturais de alvenaria.

De forma simples e objetiva, partindo do conceito de alvenaria estrutural e dos aspectos relativos à sua natureza, às técnicas de modulação e concepção estrutural, serão apresentados os fundamentos da análise estrutural de edifícios de alvenaria (discutindo-se os métodos usuais de distribuição de cargas verticais) e os modelos aplicáveis à análise da estrutura de contraventamento submetida a ações horizontais.

A seguir, é discutida a forma de introdução da segurança mediante o emprego do método dos estados limites, conforme a normalização brasileira em vigor e apresentado o dimensionamento de elementos estruturais de alvenaria submetidos à compressão, ao cisalhamento e à flexão simples e composta. Finalmente, desenvolve-se um exemplo de aplicação em um edifício de alvenaria estrutural, empregando os conceitos anteriormente discutidos.

Assim, o programa do curso compreende conceitos básicos, análise estrutural de edifícios de alvenaria, parâmetros de dimensionamento, dimensionamento de elementos de alvenaria estrutural e exemplo de aplicação em um edifício.

O instrutor é formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora, com mestrado em Engenharia de Estruturas pela Escola de Engenharia de São Carlos da USP (Universidade de São Paulo), doutorado em Engenharia de Estruturas pela USP, pós-doutorado pela Universidade de Newcastle (Austrália) e livre-docência pela USP.

Atualmente, Márcio Roberto Silva Corrêa colabora com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), é professor associado da USP e tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas de Concreto e Alvenaria, atuando principalmente nos seguintes temas: análise estrutural de edifícios, métodos numéricos e análise experimental.

O curso será realizado, das 9 às 18h, na sede nacional da ABECE, que fica na Avenida Brigadeiro Faria Lima, 1993 - Cj. 61 - Jardim Paulistano - São Paulo - SP. As inscrições vão até o dia 23 de fevereiro e devem ser efetuadas por intermédio do link http://site.abece.com.br/index.php/fichas-de-inscricoes/3241. O pagamento pode ser feito em até 6 vezes sem juros no cartão de crédito.

Outras informações podem ser obtidas no telefone (11) 3938-9400 ou e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..



ABECE - Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1993, conj. 61 - São Paulo - SP - Fone: 11-3938-9400 - Fax: 11-3938-9407 - email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Produzido por www.arteinterativa.com.br