Siga-nos no Twitter   Siga-nos no Facebook   Siga-nos no Instagram   Siga-nos no Instagram   Siga-nos no Youtube

O homenageado pela ABECE com o título de Personalidade da Engenharia Estrutural 2019 foi o eng. Benjamin Ernani Diaz. A referência foi feita na cerimônia de premiação do 17º Prêmio Talento Engenharia Estrutural que aconteceu na noite de 31 de outubro de 2019, em São Paulo (SP).  

Nascido no Rio de Janeiro (RJ) em 1937, Benjamin Ernani Diaz é graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), em 1959, especializado em concreto protendido, em Munique, com doutorado na Escola Técnica de Hannover, ambas na Alemanha. Trabalhou no escritório de projeto de Paulo Fragoso, Dyckerhoff & Widmann, Aço Torsima, Noronha Engenharia, Promon Engenharia, Escola Politécnica da UFRJ, entre outros.

Especialista em estruturas de concreto protendido, pontes e usinas nucleares, ele revolucionou a engenharia de pontes do Brasil, com a introdução no país de uma nova tecnologia mais moderna de colagem de aduelas, no projeto da Ponte Rio-Niterói, marco da engenharia nacional, com 13 km de extensão e 72 m de altura no trecho do vão central, considerada uma das maiores pontes do mundo em volume espacial (área construída), a maior estrutura protendida das Américas (centenas de quilômetros de cabos de aço protendidos no interior da estrutura), o maior vão em viga reta construído pelo homem (o vão central de 300 m de comprimento).

É dele também a iniciativa de utilizar pela primeira vez computadores na engenharia civil no Brasil. Foi chefe de projeto da Usina Nuclear de Angra 2, um dos maiores projetos estruturais já realizado no país, onde tornou-se um dos maiores usuários de computador na engenharia civil da América do Sul.  

Com o fim do projeto da Usina de Angra 2, enveredou pela carreira acadêmica ao tornar-se professor titular da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Na instituição, foi Chefe de Departamento de Estruturas e ocupou, por quatro anos, o cargo de Prefeito da Cidade Universitária. Nesse período, implantou o projeto de telefonia digital na Cidade Universitária, participou de projetos de urbanismo, asfaltamento e do reflorestamento da Ilha do Fundão, tornando-se um dos principais especialistas em figueiras nativas do país. 

O engenheiro é autor e coautor de mais de 100 artigos publicados na área de Engenharia de Estruturas civis e autor de diversos programas de computador em Engenharia de Estruturas em Fortran, Pascal e C++.  Entre os projetos em que participou estão a Ferrovia do Aço e a Ponte Bernardo Goldfarb, em São Paulo.

Atualmente, é Professor Emérito da UFRJ e diretor técnico da Serviços de Engenharia B. Ernani Diaz Ltda, onde trabalha como consultor de projetos de pontes e edificações nucleares. Presentemente atua como consultor do projeto das estruturas da Central Nuclear de Angra 3, da Ponte Estaiada da Barra da Tijuca para a Linha 4 do metrô, do Rio de Janeiro, e das edificações nucleares do Labgene da Marinha do Brasil em Iperó, SP.

É membro do Clube de Engenharia, da ABPE (Associação Brasileira de Pontes e Grandes Estruturas), do IABSE (International Association for Bridges and Structural Engineering) e do ASCE (American Society of Civil Engineers). 

Recebeu a Medalha do Mérito Profissional agraciado pelo CREA-RJ (1999), a Medalha do Mérito conferida na 56ª Semana Oficial de Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia, pelo CONFEA, Natal- Rio Grande do Norte (1999), o título de Associado Honorário da ABECE, em 2007, pelos relevantes serviços prestados à engenharia nacional, entre outras distinções.

O título de Personalidade da Engenharia Estrutural que acaba de receber é uma homenagem conferida anualmente pela ABECE a grandes profissionais da área em reconhecimento à sua dedicação ao exercício da profissão e pela sua contribuição ao engrandecimento da engenharia estrutural brasileira. 

ABECE - Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural
Av. Queiroz Filho, nº 1700 – casa 80 – Condomínio Villa Lobos Office Park – Vila Hamburguesa – CEP: 05319-000 - São Paulo - SP
Fone: 11-3938-9400 - email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Produzido por www.arteinterativa.com.br