Tendo em vista que a maior parte das orientações divulgadas sobre cuidados em relação ao COVID-19 para a construção civil se referem às obras, a eng. Maria Angelica Covelo Silva, diretora da empresa NGI - Núcleo de Gestão e Inovação Consultoria e Desenvolvimento, levou ao conhecimento de entidades parceiras documento com orientação segura sobre edifícios com ar-condicionado quanto ao coronavírus, levando em consideração a possibilidade de volta aos escritórios e porque é um fator importante nas doenças respiratórias.
As orientações detalhadas são da RHEVA, que é a Federação Europeia das Associações, como a ABRAVA - Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (com 27 países participantes), por meio de um documento bem detalhado em inglês e em português traduzido pela Ordem dos Engenheiros de Portugal. Além das orientações sobre ar-condicionado relatam cuidados com instalações sanitárias.
Seguem links do documento para conhecimento: http://www.abece.com.br/pdf/REHVA_COVID-19_guidance_document_ver2_20200403_1.pdf e http://www.abece.com.br/pdf/Ar_condicionado_instalacoes_sanitarias_orientacoes_rehva_covid19.pdf.
Haverá um webinar sobre o assunto, promovido pela RHEVA no dia 28 de abril de 2020, às 12h de Bruxelas, onde é a sede da REHVA (7h no Brasil), por intermédio do link https://www.rehva.eu/news/article/webinar-how-to-operate-and-use-building-services-during-the-covid-19-crisis