Siga-nos no Twitter   Siga-nos no Facebook   Siga-nos no Instagram   Siga-nos no Instagram   Siga-nos no Youtube

A ABECE, Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural, tomou conhecimento pelos seus associados e tem acompanhado, com preocupação, mudanças no prazo de fornecimento de aço e/ou corte dobra passando, sem um período de adaptação, de 7 para 25 ou até 40 dias.

Entendemos a situação das obras, a necessidade de logística e do recebimento de material em tempo hábil para  execução, mas as demandas dos escritórios precisam ser analisadas com cuidado, uma vez que o detalhamento do projeto é uma fase importantíssima, consolidando o modelo estrutural, as compatibilizações, os detalhes de execução, pois a representação gráfica que orientará e definirá a execução.

Por mais evoluídos que sejam os softwares que são usados pelos escritórios de projeto de estrutura, a edição gráfica deste detalhamento é fundamental para evitar problemas resultantes, desde uma dificuldade extrema do processo de construir até um erro conceitual que pode comprometer o desempenho da estrutura.

Desta forma, a recomendação da ABECE aos seus associados, num momento de extrema pressão pela antecipação de entrega (generalizada entre os clientes), é que seja mantido o prazo mínimo de desenvolvimento, mantendo a segurança estrutural.

Temos certeza que os clientes de nossos associados entendem que, acima do prazo de obra e de qualquer necessidade, está a qualidade e a segurança do projeto estrutural.

Nosso objetivo com este comunicado é recomendar às partes envolvidas (fornecedores, projetistas e construtores) bom senso na busca por ultrapassar mais este momento difícil do ano de 2020.

Os projetistas devem buscar uma antecipação de entrega, mas, de forma alguma, comprometer a segurança e o desempenho da estrutura.

ABECE - Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural
Av. Queiroz Filho, nº 1700 – casa 80 – Condomínio Villa Lobos Office Park – Vila Hamburguesa – CEP: 05319-000 - São Paulo - SP
Produzido por www.arteinterativa.com.br