Siga-nos no Twitter   Siga-nos no Facebook   Siga-nos no Instagram   Siga-nos no Instagram   Siga-nos no Youtube

Totalmente diferente (on-line, gratuito e com três dias de duração), o ENECE 2020 - 23º Encontro Nacional de Engenharia e Consultoria Estrutural foi realizado de 19 a 21 de outubro com a presença remota de centenas de participantes por dia.

Promovido anualmente pela ABECE, o evento trouxe como tema “Você não calcula o quanto estamos presentes em sua vida!”, que é o slogan oficial da entidade, e contou com palestras de especialistas nacionais e internacionais da área da engenharia estrutural sobre temas pertinentes ao setor. 

Na abertura do ENECE, foi apresentada a nova diretoria eleita para a gestão 2020-2020, cujo novo presidente é o eng. Enio Canavello Barbosa, sócio-diretor da Edatec Engenharia (veja outras informações em http://site.abece.com.br/index.php/ultimas-noticias-2/3771-nova-diretoria-da-abece-eleita-para-a-gestao-2020-2022-toma-posse).

As últimas novidades sobre o Model Code 2020, norma única para obras novas e existentes, foram demonstradas pelo convidado Hugo Corres Peiretti, presidente honorário da fib (Federação Internacional do Concreto), logo no primeiro dia do evento, que contou também com a interessante apresentação do arq. Márcio Sequeira de Oliveira, CEO at Mola Structural Model, sobre os kits Mola como uma nova maneira de estudar e ensinar estruturas.

Robert S. Vecchio, presidente CEO na LPI Inc. Consulting Engineers, foi o convidado especial do segundo dia do encontro. Sua experiência em avaliação probabilística, baseada em riscos, de sistemas estruturais em serviços, embasou o tema de sua apresentação sobre controle de trincas nas estruturas de aço soldado.

O painel “Inovações na construção”, coordenado pela Gerdau, chamou bastante atenção dos participantes ao trazer como destaque a construção de hospitais em tempo recorde com sistemas construtivos inovadores apresentados por Luiz Medaglia, Ricardo Mateus e Rosane Bevilaqua.

A programação do último dia do ENECE foi aberta pelo eng.  Nelson Covas, diretor da TQS Informática, falando sobre a união dos projetistas estruturais ao longo do tempo.

Na sequência, a eng. Heloisa Martins Maringoni, sócia-diretora da Companhia de Projetos, com mais de 16 anos de experiência em estruturas metálicas, falou sobre a versatilidade do aço.

A palestra de enceramento do evento ficou por conta do eng. Francisco Paulo Graziano, diretor da Pasqua & Graziano Engenheiros Associados, que, acompanhado por Marcelo Pulcinelli (Matec) e Marco Antonio Oliveira (CPI), apresentou as soluções em estruturas pré-fabricadas de concreto sendo decisivas para a viabilização do Parque da Cidade - Gleba B. O empreendimento, localizado em São Paulo (SP), é dividido em quatro grandes glebas em um terreno de aproximadamente 80 mil m² e é composto por cinco torres corporativas, uma de escritórios, duas residenciais, um shopping e um hotel, distribuídos em um parque linear 62 mil m².

Todas as apresentações desta edição estão disponibilizadas aos associados da ABECE na área restrita do site da entidade.

 

ABECE - Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural
Av. Queiroz Filho, nº 1700 – casa 80 – Condomínio Villa Lobos Office Park – Vila Hamburguesa – CEP: 05319-000 - São Paulo - SP
Fone: 11-3938-9400 - email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Produzido por www.arteinterativa.com.br