Temas variados e pertinentes ao setor tratados por convidados especialistas em suas abordagens permearam as lives oferecidas pela ABECE durante praticamente todo o ano de 2020.
Para encerrar com esmero, o mês de dezembro trouxe a apresentação de um case especial, em parceria com a nova associada colaboradora Zigurat - Global Institute of Technology, e um tema instigante: calibração dos coeficientes parciais de segurança das normas brasileiras com base na confiabilidade estrutural.
No dia 9 de dezembro, os representantes da ABECE, engenheiros José Luiz Aurélio Fortes da Silva (vice-presidente de Relacionamento) e José Augusto Ávila (conselheiro) foram os convidados para falar sobre o case Fase Itaim Hotel + Residências no Masterclass, evento on-line promovido pela Zigurat.
Eles apresentaram o empreendimento, destacaram tópicos importantes no desenvolvimento do projeto estrutural e falaram, especialmente, sobre a composição das torres, as soluções estruturais adotadas e as ações de vento - ensaio X NBR6123.
Trazendo como convidado o engenheiro e professor André Teófilo Beck, a live promovida pela ABECE em 10 de dezembro, sob a mediação do eng. Túlio N. Bittencourt (vice-presidente de Tecnologia e Qualidade da entidade), abordou o trabalho desenvolvido acerca dos coeficientes parciais de segurança utilizados nas principais normas brasileiras empregadas na elaboração de projetos estruturais em concreto: NBR 8681:2003, NBR 6118:2014 e NBR 8800:2008.
Este estudo se mostra importante justamente por apontar conjuntos de coeficientes parciais de segurança que melhor refletem a realidade das estruturas de concreto brasileiras, de modo a revelar a importância da realização de uma calibração mais extensa que contemple outros tipos de elementos estruturais.