Siga-nos no Twitter   Siga-nos no Facebook   Siga-nos no Instagram   Siga-nos no Instagram   Siga-nos no Youtube

É com profundo pesar que a ABECE comunica a perda, em 26 de janeiro de 2021, de mais um dos grandes nomes da engenharia estrutural brasileira: eng. Minoru Onishi.

Diretor da PROTENDE desde 1981, quando foi fundada como uma das pioneiras a aportar tecnologia de protensão no Brasil, o eng. Minoru tornou-se referência nacional na execução de estruturas protendidas e de pontes estaiadas.

Formado em Engenharia Civil pela EPUSP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo), em 1973, com pós-graduação na mesma Universidade em Controle Estatístico no Concreto Estrutural, ganhou grande experiência profissional em empresas como Azevedo e Travassos Engenharia, DERSA, SEP – Serviços de Engenharia de Protensão, CBPO – Companhia Brasileira de Projetos e Obras e Mendes Junior Internacional até chegar na PROTENDE.

A primeira obra executada, Ponte sobre o Rio do Sal, em Aracajú (SE), e as demais que foram surgindo com o passar dos anos, transformou a PROTENDE numa das maiores empresas de protensão da América Latina. Atualmente, com quatro décadas de atuação, é especializada em soluções técnicas aplicadas em engenharia civil oferecendo serviços completos de protensão para as obras correntes de protensão de pontes, viadutos e edificações.

Em 2017, o eng. Minoru publicou, em co-autoria com o amigo e saudoso Prof. Péricles Brasiliense Fusco, o livro “Introdução à Engenharia de Estruturas de Concreto”.

E foi ao lado deste companheiro que participou, como palestrante, do ENECE 2016 – 19º Encontro Nacional de Engenharia e Consultoria Estrutural promovido pela ABECE, onde falaram sobre os métodos de detalhamento e os processos executivos de torres eólicas com alturas superiores a 100 m.

Deixará saudades em amigos e colegas de profissão e, principalmente, para a engenharia brasileira, que o agradece especialmente pela coragem de vencer desafios em prol da geração de novas tecnologias.

ABECE - Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural
Av. Queiroz Filho, nº 1700 – casa 80 – Condomínio Villa Lobos Office Park – Vila Hamburguesa – CEP: 05319-000 - São Paulo - SP
Fone: 11-3938-9400 - email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Produzido por www.arteinterativa.com.br