Siga-nos no Twitter   Siga-nos no Facebook   Siga-nos no Instagram   Siga-nos no Instagram   Siga-nos no Youtube

O eng. Marcos Monteiro, conselheiro da ABECE, é o novo secretário de Infraestrutura Urbana e Obras da Prefeitura Municipal de São Paulo. O prefeito reeleito Bruno Covas iniciou o novo mandato em 1º de janeiro de 2021 e empossou os secretários que assumiram as pastas desta gestão.

Ex-presidente da ABECE (gestão 2008-2010), Marcos Monteiro foi vice-presidente de 2006 a 2008, diretor de 2004 a 2006 e está no conselho deliberativo da entidade desde 2010.

Sempre atuante durante todo este período em que contribui com a Associação, o novo cargo que assume na esfera municipal é motivo de muito orgulho para todos os profissionais da área. 

Engenheiro civil pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, obtendo prêmios concedidos pelo Instituto de Engenharia e Fundação Maria Luíza e Oscar Americano, Marcos Monteiro possui pós-graduação em Engenharia de Estruturas pela EPUSP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo) e MBA pela Escola de Administração do Instituto Mauá de Tecnologia, onde é professor de Estruturas de Concreto Armado da Escola de Engenharia e do curso de pós-graduação em Gerenciamento de Canteiros. 

É sócio-diretor da Planear Engenharia e da TQS-Planear Consultoria e Informática, empresa de projetos estruturais e consultoria, especializada em edifícios altos, racionalização de sistemas e consultoria para avaliação e adequação de estruturas. Colabora, como representante da ABECE e do setor, na elaboração de diversas normas da área de estruturas.

Em entrevista à ABECE, o eng. Marcos Monteiro fala sobre o novo desafio à frente da Secretaria, as ações que pretende desenvolver e o relacionamento com as entidades do setor. 

ABECE - Na sua opinião, quais são os principais desafios dessa gestão?

Marcos Monteiro - Meu principal desafio é cumprir a prioridade que o prefeito Bruno Covas estabeleceu para sua nova gestão, durante seu discurso de posse: “Contribuir para diminuir as desigualdades sociais no nosso município e melhorar a qualidade de vida de quem vive aqui”. Sempre pautando nossas ações pela transparência e respeito aos recursos públicos.

ABECE - Como vê o papel da engenharia na gestão de uma cidade como São Paulo?

Marcos Monteiro - A engenharia tem um papel fundamental na Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) para cumprirmos os desafios de dotarmos São Paulo da infraestrutura necessária como, por exemplo, reduzir os problemas das enchentes enfrentados todos os anos pela nossa população, numa cidade que cresceu desordenadamente e que hoje tenta minimizar suas consequências. Todas as ações da secretaria são pautadas em estudos, projetos e ampla discussão técnica.

ABECE - Quais são as ações prioritárias que a sua secretaria gostaria de implementar?

Marcos Monteiro - Como se já não fosse suficientemente desafiador nos debruçarmos sobre as questões de drenagem, temos a responsabilidade de entregarmos novas unidades de saúde para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, para que nenhum cidadão fique sem atendimento. Estamos executando também a manutenção das unidades da Saúde que já estão implantadas, oferecendo um serviço contínuo e de excelência. Na Educação, somos os responsáveis pela construção e a manutenção de unidades que ajudarão a formar cidadãos para o futuro. Outra importante missão é dar continuidade do Programa de Manutenção de Pontes e Viadutos iniciado pelo prefeito. Para não me alongar muito, temos competência para auxiliar a Prefeitura na construção de uma cidade melhor para todos.

ABECE - De que forma as entidades de classe, como a ABECE (da qual tem mais proximidade), poderiam contribuir para implantá-las?

Marcos Monteiro - Queremos que as entidades conheçam nosso trabalho, que nos ajudem apresentando sugestões para melhorarmos a qualidade e a eficiência dos serviços prestados, sobretudo em relação aos prazos. Considero importante conhecermos e incorporarmos procedimentos técnicos que promovam maior durabilidade e reduzam a necessidade de manutenção das nossas obras. Acredito que a realização de eventos, como seminários, são espaços importantes para discussão de novas técnicas e soluções de engenharia em obras públicas.

 

ABECE - Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural
Av. Queiroz Filho, nº 1700 – casa 80 – Condomínio Villa Lobos Office Park – Vila Hamburguesa – CEP: 05319-000 - São Paulo - SP
Fone: 11-3938-9400 - email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Produzido por www.arteinterativa.com.br