Siga-nos no Twitter   Siga-nos no Facebook   Siga-nos no Instagram   Siga-nos no Instagram   Siga-nos no Youtube

A ABECE, por intermédio da sua diretoria de Estruturas Metálicas, solicitou à ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) a abertura da comissão de revisão da NBR 8800:2008 Projeto de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto de edifícios.

O projeto do texto-base para revisão vem sendo discutido pelo grupo de estudos constituído pela ABECE em 2018, sob a coordenação do eng. Tomás Vieira, diretor de Estruturas Metálicas, e secretariado pelo professor Zacarias Chamberlain.

A NBR 8800, com base no método dos estados-limites, estabelece os requisitos básicos que devem ser obedecidos no projeto à temperatura ambiente de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto de edificações.

Quando publicada, esta norma representou um marco importante para a evolução das estruturas de aço e mistas de aço e concreto no Brasil por apresentar procedimentos atualizados, similares aos das normas internacionais mais aceitas, e compatíveis com outras normas brasileiras.

Mas, apesar de todas as suas virtudes, por ser uma norma geral, não consegue contemplar de forma mais precisa diversos aspectos do desempenho dos elementos estruturais tubulares, que foram considerados no projeto do texto-base da revisão.

Para sua elaboração, foi mantida a filosofia da edição anterior, de modo que a esta Norma cabe definir os princípios gerais que regem o projeto à temperatura ambiente das estruturas de aço e das estruturas mistas de aço e concreto de edificações, incluindo passarelas de pedestres e suportes de equipamentos.

 Assim que o processo de solicitação da abertura da comissão for finalizado junto à ABNT, será agendada a primeira reunião para dar andamento ao trabalho de revisão da Norma.

 

ABECE - Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural
Av. Queiroz Filho, nº 1700 – casa 80 – Condomínio Villa Lobos Office Park – Vila Hamburguesa – CEP: 05319-000 - São Paulo - SP
Fone: 11-3938-9400 - email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Produzido por www.arteinterativa.com.br