Siga-nos no Twitter   Siga-nos no Facebook   Siga-nos no Instagram   Siga-nos no Instagram   Siga-nos no Youtube

Na mesma semana do mês de março, a engenharia estrutural brasileira se entristeceu com as partidas de dois grandes profissionais ligados à ABECE: Eduardo Barros Millen e Shido Ogura. 

Eduardo Barros Millen, além de exemplar profissional e venerável amigo, era um apaixonado pela profissão que abraçou e pela ABECE, onde foi diretor, vice-presidente, presidente e, atualmente, era conselheiro e diretor da Regional São Paulo.

Cumpriu seu mandato como presidente de 2010 a 2012 com perfeita maestria. Mesmo depois de ter se dedicado com afinco em sua gestão, sempre esteve próximo da Associação, participando, como representante da mesma, em inúmeras comissões de normas, aconselhando nas ações e próximo dos grandes amigos que fez.

Formado em Engenharia Civil, em 1969, pela EPUSP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo), com pós-graduação em Estruturas Especiais de Concreto Armado e Protendido pela mesma instituição e em Administração de Empresas na área de Produção e Operações Industriais pela Escola de Administração de Empresas da FGV (Fundação Getúlio Vargas), Millen era sócio-diretor da Zamarion e Millen Consultores desde sua fundação, em 1981, empresa que atua desde então no ramo de engenharia e consultoria da construção civil, tendo participado de construções importantes para o progresso e desenvolvimento do país ao longo de sua trajetória. 

Antes de abrir seu próprio escritório com o eng. José Zamarion Ferreira Diniz, trabalhou na Cinasa - Construção Ind. Nacional S/A, como gerente de Engenharia de produtos, na Racional Engenharia S/A, como coordenador de projetos, e na Nordon Indústrias Metalúrgicas S/A, como chefe do setor de engenharia civil, coordenador de projetos e gerente de engenharia.

Profissional de altíssima competência em seus projetos e reconhecido no meio em que atuou, recebeu homenagem da ABCIC, em 2008, como Projetista de Estruturas, e foi vencedor da categoria Obras Especiais do Prêmio Talento de Engenharia Estrutural 2009 pelo cálculo estrutural do Galpão 5 do Estaleiro Atlântico Sul e do Prêmio Emílio Baumgart 2011, do Ibracon, como Destaque do Ano em Engenharia Estrutural. Recebeu, em 2018, o título de Personalidade da Engenharia Estrutural, homenagem concedida pela ABECE e pela Gerdau aos profissionais de destaque na área.

Foi professor dos cursos de pós-graduação de Projetos de Estruturas de Concreto (FESP) e Capacitação em Inspeção de Estruturas de Concreto. Participou de várias comissões de normas técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e foi membro do Ibracon (Instituto Brasileiro de Concreto), do IE (Instituto de Engenharia), do SEESP (Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo) e da ABCIC (Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto), além de ministrar diversos cursos e participar de inúmeros eventos, como encontros, congressos e seminários.

Outro renomado engenheiro estrutural, perito em estabilidade de edificações, foi o eng. Shido Ogura, sócio fundador da AS Estruturas Engenheiros Associados, escritório sediado em Curitiba (PR) e associado da ABECE desde 2011. 

Formado, em 1963, em Engenharia Civil pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), foi professor do Departamento de Construção Civil desta Universidade até 1995. Participou de grandes projetos, como o trecho 7 do metrô de São Paulo, a cobertura do Clube Curitibano, o edifício da Telepar, blocos da Copel, a Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, o Estádio do Clube Athlético Paranaense, além de vários shoppings e edifícios.

Também fez parte da equipe que criou a solução estrutural do Palácio Castelo Branco, antigo Instituto de Educação do Paraná, obra projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, em 1967.Tem uma extensa lista de publicações acadêmicas e participou de várias associações, como o Instituto de Engenharia do Paraná, a ABECE e a Associação dos Ex-alunos do Curso de Engenharia Civil da UFPR.

 

ABECE - Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural
Av. Queiroz Filho, nº 1700 – casa 80 – Condomínio Villa Lobos Office Park – Vila Hamburguesa – CEP: 05319-000 - São Paulo - SP
Fone: 11-3938-9400 - email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Produzido por www.arteinterativa.com.br