Ligue Agora: 
55 11 3938-9400

Área Restrita do Associado

Notícias

A caminho, um novo Model Code

Considerado como o documento pré-normativo mais relevante da engenharia do concreto estrutural, pois incorpora avanços do conhecimento, novas descobertas e necessidades do universo do concreto, o Model Code tem sua nova edição – fibMC2020 – em finalização.

Sob responsabilidade da fib (International Federation for Structural Concrete), o MC2020 está sendo produzido pelo Comitê 10, para o qual foram convidados pesquisadores e engenheiros com experiência em projeto e obra, sendo que alguns foram destacados como coordenadores de cada uma das 10 partes que compõem esta edição.

“Nessa versão de 2020, a visão geral do MC2010 (código anterior) permanece, com alguns ajustes usuais decorrentes da passagem do tempo, mas existem duas novidades introduzidas: análise das obras existentes – com especial atenção para aquelas construídas logo após a 2ª Guerra, principalmente na Europa – e a questão da Sustentabilidade, com suas três facetas – Social, Ambiental e Econômica”, explica o eng. Fernando Stucchi.

Integrante da Comissão 10 da fib, o eng. Stucchi é Head do Grupo fib Brasil, desde 2008, quando o convênio de parceria e representação nacional na fib foi assinado entre a entidade internacional, a ABECE e a ABCIC (Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto). Mais tarde, em 2017, o Ibracon (Instituto Brasileiro de Concreto) passou a integrar, também, o fib Brazil, que patrocina esta ação junto à fib internacional.

Stucchi ressalta que para incorporar as novidades no novo Model Code “vale aprimorar a produção dos insumos, concreto e aço, mas também o projeto (revendo soluções e otimizando critérios) e a execução (revendo processos construtivos e otimizando)”.

Paralelamente ao trabalho de produção do texto (cuja versão, ainda preliminar, já tem mais de mil páginas), existe também um processo de revisão, com especial atenção para a clareza e a completude.

O Brasil foi um dos países convidados a formar um grupo para trabalhar nesta revisão. Partindo do grupo de 20 profissionais que participaram da votação/aprovação do MC2010, foi formada uma comissão de 45 participantes que deve executar as duas fases de revisão e, finalmente, aprovar o MC2020.

Entre os participantes deste trabalho, além do eng. Stucchi, estão os representantes da ABECE engenheiros Alio Kimura, Francisco Graziano, Jefferson de Souza Junior, Julio Timerman, Nelson Covas, Petrus Nobrega, Ricardo França, Suely Bueno e Túlio N. Bittencourt.

“O Chairman do MC2020, Stuart Matthews, agradeceu tanto os redatores quanto os revisores, especialmente do grupo do Brasil, que, por ser bastante grande está conseguindo ajudar consideravelmente na finalização do trabalho”, comenta Stucchi.

Últimas Notícias

plugins premium WordPress