nov/23
A ABECE, por intermédio da Regional Belo Horizonte, participou do Construa Minas 2023, que aconteceu de 23 a 26 de outubro de 2023, na capital mineira, promovido pela CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) e pelo Sinduscon-MG (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de Minas Gerais), com apoio do Sebrae Nacional e em parceria com entidades do setor.
Esta foi a segunda edição do evento que contou com o apoio da ABECE, com destaque para as inúmeras participações da diretoria e de associados da entidade palestrando no “22º Congresso de Materiais e Tecnologia do Sinduscon-MG”, dentre eles o presidente da entidade, eng. Luiz Aurélio Fortes da Silva.
Além de compor a mesa de abertura do Congresso, ao lado do diretor da Regional Belo Horizonte, eng. Gilton Gebosky, o presidente proferiu, em 24/10, no painel I sob o tema “Projeto de Estrutura de Concreto”, a palestra “Avaliação da Conformidade do Projeto – Aceitação e Recebimento do Projeto” e integrou o debate.
Também fizeram parte deste painel, os engenheiros Daniel Almeida (sócio-diretor da Dancal Engenharia e Projetos), Hélio Pereira Chumbinho (membro do conselho deliberativo da ABECE Nacional – 2020/2024), Paulo Rafael Cadaval Bedê (diretor executivo da Bedê Engenharia de Estruturas e ex-diretor da Regional Belo Horizonte da ABECE), que abordaram, respectivamente, os seguintes temas: Escopo de contratação de projeto de estruturas de concreto, Boas práticas – Projeto de estruturas de concreto – Premissas da NBR 6118, e Correta especificação do Concreto Dosado – Relevância para conformidade da estrutura de concreto.
O segundo dia do Congresso, em 25/10, trouxe importantes palestras no Painel “Execução de Estrutura de Concreto”, como as do eng. Flávio Capuruço (diretor-executivo da Beton FC Consultoria, associada da ABECE), que falou sobre controle tecnológico do concreto: da especificação à manutenção, e de Fabio Leonel (gerente técnico da TopMix Concreto, associada colaboradora da ABECE), que apresentou os critérios para avaliação técnica e recebimento do concreto dosado.
Dois painéis temáticos compuseram, em 26/10, o terceiro e último dia do Congresso: “Inspeção, manifestações patológicas e recuperação de estrutura de concreto” e “Concreto dosado em central”.
O vice-presidente de Tecnologia e Qualidade da ABECE, eng. Leonardo Braga Passos, apresentou a palestra “Diagnóstico de manifestações patológicas em estruturas de concreto”, enquanto o eng. Ubirajara Camargos, especialista em Estruturas e membro da Associação, falou sobre as principais manifestações patológicas em estrutura (prospecção, análises e ações) e Gustavo Maia, diretor geral da Construtora G-Maia, associada colaboradora da ABECE, apresentou cases de sucesso na recuperação de estruturas de concreto.
O Congresso, evento tradicional no setor da construção mineira tem o objetivo de atualizar os profissionais da cadeia produtiva da construção através de apresentações e debates, com foco no projeto, execução, desempenho, produtividade, qualidade, inovação tecnológica, patologias, recuperação estrutural e demais temas de interesse das empresas e profissionais do setor.