Ligue Agora: 
55 11 3938-9400

Área Restrita do Associado

Notícias

Análise da consulta nacional da nova NBR 19782

set/23

Acontece no dia 10 de outubro de 2023, às 13h, reunião especial de análise da consulta nacional da ABNT NBR 19782 Projeto de estruturas portuárias – Requisitos, cujo projeto foi elaborado pela CEE-231 – Comissão Especial de Estudos de Projeto de Estruturas Metálicas, de Madeira, de Concreto e Mistas e Inspeção de Estruturas Metálicas, de Madeira e Mistas coordenada pela ABECE e tendo como coordenador o eng. Túlio Nogueira Bittencourt (diretor de Relacionamento) e como secretário o eng. Tomás Vieira (diretor de Estruturas Metálicas).

O texto da nova NBR 19782 foi preparado pelo GT Ações e Projetos em Estruturas Portuárias, Marítimas e Fluviais, sob coordenação do eng. João Luis Casagrande e secretariado pelo eng. Pedro Lyra.

Ela estabelecerá os requisitos mínimos exigíveis para os projetos de estruturas portuárias, marítimas, fluviais e lacustres e representa um grande avanço para setor. Segundo o eng. Casagrande, com a norma em vigência, haverá mais eficiência e confiabilidade no projeto de obras novas e ampliações, além da utilização de carregamentos que reflitam nas operações de portos brasileiros.

Os principais pontos da nova norma são: compatibilização da NBR 19782 com a NBR 8681 – Ações e Seguranças nas estruturas – procedimento, revisão das formulações e coeficientes de amarração e atracação de acordo com o estado da arte, a inserção da obrigatoriedade da avaliação técnica de projeto (ATP) e a inserção dos anexos sobre durabilidade de obras portuárias, mudança de vocação de terminais portuários/revitalização e inspeção de terminais portuários. Também estão fixados os valores representativos das ações a serem considerados no projeto que se aplicam às estruturas de atracação e amarração.

A NBR 19782 ficou em consulta nacional na ABNT até 26 de junho. A reunião de análise da consulta nacional que acontecerá em 10 de outubro para discussão de alguns pontos ressaltados pela Associação é aberta a todos os interessados. O link para participação é: https://us06web.zoom.us/j/86554491124?pwd=OYQd9oywvWeLHnwZjBkFyfbZfOjSmx.1

Últimas Notícias

plugins premium WordPress