Ligue Agora: 
55 11 3938-9400

Área Restrita do Associado

Notícias

Avaliação da vulnerabilidade sísmica na realidade predial brasileira

mar/23-

Assunto recorrente devido aos últimos acontecimentos ocorridos na Síria e na Turquia, que vitimaram dezenas de milhares de pessoas, os terremotos ou abalos sísmicos têm gerado preocupação com relação à segurança e qualidade das construções, inclusive no Brasil que já registrou alguns episódios de tremores de terra que impulsionaram a publicação da ABNT NBR 15421 Projeto de estruturas resistentes a sismos (norma em processo de revisão).

As recomendações desta norma objetivam reduzir os riscos sísmicos das novas estruturas de concreto. Com relação às estruturas de concreto existentes faz-se necessário um estudo da sua vulnerabilidade sísmica.

Para falar sobre este importante assunto, o eng. Paulo de Souza Tavares Miranda é o convidado do bate-papo promovido pela ABECE, por intermédio da Regional Aracaju, em 29 de março de 2023, às 19h, sob o tema “Avaliação da vulnerabilidade sísmica na realidade predial brasileira”.

Doutor em Estruturas na FEUP (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto), com pós-doutoramento em andamento na própria instituição, o palestrante, fundador e diretor técnico da PF Engenharia e Consultoria Estrutural, é projetista em estruturas de concreto simples, armado, protendido, pré-moldado, paredes de concreto, aço, madeira e alvenaria estrutural, tendo desenvolvido projetos residenciais (casas e edifícios), comerciais e industriais em vários estados do Brasil e na Europa.

Em sua palestra, falará sobre aspectos da sismicidade brasileira, NBR 15421 e ações sísmicas no parque edificado brasileiro.

O bate-papo será mediado pelo eng. Adelson Rios, diretor-adjunto da Regional Aracaju. Para participar, basta se inscrever no link https://us06web.zoom.us/meeting/register/tZYtceCqpjgsEtEir73b0ad1gSO5oKLNRXlT e acessar o canal no dia e horário marcados.

Últimas Notícias

plugins premium WordPress