Ligue Agora: 
55 11 3938-9400

Área Restrita do Associado

Notícias

CEE-231 retoma trabalhos

jan/24

A ABNT/CEE-231 – Comissão Especial de Estudos de Projeto de Estruturas Metálicas, de Madeira, de Concreto e Mistas e Inspeção de Estruturas Metálicas de Madeira e Mistas retoma os trabalhos em reunião marcada para o próximo dia 8 de fevereiro de 2024, às 16h30.

O coordenador da Comissão, eng. Túlio N. Bittencourt (vice-presidente de Tecnologia e Qualidade da ABECE), e o secretário, eng. Tomás Vieira (diretor de Estruturas Metálicas da entidade), já definiram e aprovaram o calendário de reuniões para o primeiro semestre deste ano, visando o avanço das ações propostas: 14/3, 11/4, 9/5 e 13/6.

As reuniões são on-line, realizadas na plataforma Zoom, bastando se inscrever em cada uma delas por intermédio do link https://us06web.zoom.us/j/85992785665?pwd=8kdFcoHCuvztKCirhsewFmulvFzktb.1 .

Dos grupos de trabalho constituídos desde que a CEE foi instalada em 2021, vários avanços já foram registrados.

No último dia 17 de janeiro de 2024, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) publicou a nova NBR 7188, que passou a ter como título “Ações devido ao tráfego de veículos rodoviários e de pedestres em pontes, viadutos e passarelas”, que altera a versão de 2013. O projeto de revisão foi elaborado pelo GT Revisão da ABNT NBR 7188:2013 Carga móvel rodoviária e de pedestre em pontes, viadutos, passarelas e outras estruturas, coordenado pelo eng. Iberê Martins da Silva e secretariado pelo eng. Rafael Timerman.

Foi enviada para a ABNT, no final de 2023, o texto da norma de Inspeção de aço e estruturas mistas de aço e concreto – Qualificação e certificação de pessoal – Requisitos, que visa estabelecer todos os requisitos para qualificação e certificação de profissionais aptos a inspecionar estes tipos de estruturas. Considerações devolvidas pela ABNT estão sendo ponderadas pela CEE-231.

O GT Ações e Projetos em Estruturas Portuárias, coordenado pelo eng. João Luís Casagrande e secretariado pelo eng. Pedro Lyra enviou para a ABNT, em 2022, o texto da nova NBR 19782 Projetos de estruturas portuárias, que estabelecerá os requisitos mínimos exigíveis para os projetos de estruturas portuárias, marítimas, fluviais e lacustres. A norma já entrou em consulta nacional e foram realizadas duas reuniões de análise de votos e a Norma será novamente submetida à consulta nacional.

Coordenado pelo eng. João Junqueira e secretariado pelo eng. Pedro Lyra, o GT Ações para Projeto Estrutural de Obras Metroferroviárias está finalizando o projeto de normalização de cargas móveis para projeto estrutural de obras metroferroviárias.

Já o GT Normalização de Projeto de Torres de Telecomunicações, sob coordenação de Tarcísio José Marques de Souza e Luciano André Strassacappa, prosseguirá com suas reuniões no decorrer de 2024.

Interessados em participar, tanto da CEE-231, quanto dos grupos de trabalho, devem entrar em contato com a entidade por intermédio do e-mail secretariaexecutiva@abece.com.br.

Últimas Notícias

plugins premium WordPress