Ligue Agora: 
55 11 3938-9400

Área Restrita do Associado

Notícias

Certificação profissional na engenharia estrutural – o que será avaliado?

Dando continuidade à série de lives promovidas com o objetivo de elucidar o processo de certificação para a engenharia estrutural, no dia 13 de julho de 2022, o Eng. Prof. Dr. José Samuel Giongo apresentou, sob moderação do eng. Rangel Lage, a palestra “Certificação profissional na engenharia estrutural – o que será avaliado?”.

Integrante do Grupo de Certificação de Engenheiros Estruturais constituído pela ABECE para estimular o aprimoramento dos profissionais desta área, valorizando sua competência e confiança perante a sociedade, o palestrante iniciou sua apresentação discorrendo sobre os trabalhos do grupo e as atividades em andamento.

Deixou claro que a intenção maior é requalificar engenheiros estruturais como líderes de processos produtivos e que o profissional candidato a obter sua certificação não precisa ter cursado mestrado ou doutorado, pois a ausência destes títulos não é condição impeditiva para a realização do exame de certificação; nem tampouco é necessário ser associado do ABECE para tal.

“As questões estão sendo propostas por engenheiros titulares de escritórios de projetos de estruturas instalados em vários estados do Brasil, professores e pesquisadores da área de engenharia de estruturas pertencentes a universidades e/ou faculdades públicas, privadas e confessionais”, explicou o professor.

Foram expostas as fases dos exames de certificação (com graus de dificuldades crescentes) e apresentados as áreas de conhecimento que serão comtempladas nos testes, sendo que, a cada fase, muda a profundidade das questões formuladas.

“Em época oportuna, a ABECE publicará a lista com todas as matérias que serão avaliadas, assim como as referências bibliográficas que poderão ser consultadas”, concluiu.

O processo de discussão para formalização dos detalhes de sua consistência e aplicação estão sendo aprimorados nas reuniões do Comitê de Certificação que são semanais, sempre às sextas-feiras, às 16h, aberta a voluntários que queiram participar, bastando entrar em contato com a ABECE por intermédio do e-mail abece@abece.com.br.

A live com o eng. José Samuel Giongo está disponibilizada no Canal do Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=nJK41Wmfptk .

Últimas Notícias