Ligue Agora: 
55 11 3938-9400

Área Restrita do Associado

Notícias

Certificação profissional na engenharia estrutural – uma necessidade atual

Em fase final de preparação, o processo de certificação profissional para a engenharia estrutural foi apresentado, no dia 28 de junho de 2022, em live intitulada “Certificação profissional – uma necessidade atual” realizada, com apoio da ABECE, pelas engenheiras Monica Aguiar e Heloisa Maringoni e intermediação do eng. Rangel Lage.

As duas integram o Grupo de Certificação de Engenheiros Estruturais constituído pela ABECE desde 2012 com o objetivo de estimular o aprimoramento dos profissionais desta área, valorizando sua competência e confiança perante a sociedade.

Na abertura da live, ambas falaram sobre suas carreiras, destacando o que é ser calculista estrutural, como ingressaram na área e a importância do reconhecimento contínuo desta atividade.

A sócia diretora do Escritório Técnico Justino Vieira Monica Aguiar Projetos Estruturais, eng. Monica Aguiar, destacou o impacto da evolução tecnológica na engenharia estrutural e necessidade da constante atualização dos profissionais.

Heloisa Maringoni, engenheira titular do Escritório Companhia de Projetos, enfatizou que a formação é contínua e surge pela própria exigência do mercado, o que reforça a relevância da certificação dos engenheiros estruturais para que sejam devidamente qualificados para estes desafios.

“A certificação profissional já é aplicada em outras profissões e áreas da engenharia, pois promove evolução prática do profissional e seu reconhecimento no mercado”, reforçou.

A eng. Monica complementa: “Ela visa mensurar o conhecimento na área de estruturas de quem se submete a certificar-se profissionalmente e é um estímulo para se aprimorar constantemente”.

Segundo as participantes da live e integrantes do Grupo, a certificação terá vários níveis e será aplicada de forma on-line para atender profissionais do País inteiro que desejarem obtê-la.

O processo de discussão para formalização dos detalhes de sua consistência e aplicação estão sendo aprimorados. As reuniões do Comitê são semanais, sempre às sextas-feiras, às 16h, e novos voluntários podem participar, bastando entrar em contato com a ABECE por intermédio do e-mail abece@abece.com.br.

A live com as engenheiras Monica Aguiar e Heloisa Marangoni está disponibilizada no Canal do Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=0ufAlI79B78

Últimas Notícias