Ligue Agora: 
55 11 3938-9400

Área Restrita do Associado

Notícias

“Concreto Protendido” é tema de simpósio e curso em parceria com universidades  

jun/24

Acontece no dia 22 de agosto de 2024, das 9 às 19h30, na UFF (Universidade Federal Fluminense), em Niterói (RJ), o 7º Simpósio ABECE – Universidades de Engenharia de Estruturas” sob o tema “Concreto Protendido”.

O evento é promovido pela ABECE, por intermédio das regionais SP/Central e SP/Campinas-Piracicaba, e pela UFF (Universidade Federal Fluminense), com organização da Escola Politécnica da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), do PPGRCiv – Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), PUC-Campinas (Pontifícia Universidade Católica de Campinas), Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro).

Tendo como objetivo apresentar e discutir temas atuais e relevantes em engenharia de estruturas, que apesar de novo tenha aplicação prática direta, o Simpósio é a evolução do Encontro ABECE-UFSCar, realizado em São Paulo nas últimas seis edições e que, agora, conta com várias universidades.

Direcionado a profissionais, pesquisadores e alunos de Engenharia Civil com interesses em estruturas de edifícios e de obras de arte, este ano o Simpósio terá como tema central o Concreto Protendido, trazendo diversos profissionais de renome, docentes e empresas da área.

O presidente da ABECE, eng. Luiz Aurélio Fortes da Silva, é um dos palestrantes convidados para o evento e falará sobre pontos relevantes em ATP de concreto protendido.

No final das apresentações, haverá uma mesa-redonda com todos os palestrantes moderada pelo eng. Guilherme Parsekian, professor da UFSCar e diretor-adjunto da Regional SP/Central da ABECE.

Confira todos os palestrantes e a programação completa do evento em https://engenharia.uff.br/7o-simposio_abece_universidades/ .

O 7º Simpósio ABECE – Universidades de Engenharia de Estruturas será realizado no Campus Praia Vermelha da UFF (Rua Miguel Frias, 9 – Icaraí – Niterói (RJ).

Conta com o patrocínio da Belgo Arames, TQS Informática (ouro) e da Unicamp (bronze), além do apoio da ABPE (Associação Brasileira de Pontes e Estruturas), ABCIC (Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto) e do Ibracon (Instituto Brasileiro do Concreto).

As inscrições estão abertas e podem ser efetuadas no link https://www.sympla.com.br/evento/7-simposio-abece-universidades-de-engenharia-de-estruturas/2429903.

 

Minicurso Lajes Protendidas em Edifícios

 

No dia 23 de agosto, das 14 às 17h, o eng. Marcelo Silveira ministrará o minicurso “Lajes Protendidas em Edifícios”.

Engenheiro Civil pelo Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará, Marcelo Silveira é sócio do Escritório Técnico de projetos estruturais MD Engenheiros Associados, tendo projetado mais de duas mil obras em concreto armado e protendido.

Projetou a reforma e ampliação do Estádio Castelão – Fortaleza (CE) para a Copa das Confederações de 2013/Copa do Mundo 2014 e as torres em pré-fabricadas em concreto protendidas com 100 m de altura dos parques eólicos Icarai de Amontada e Taíba, no litoral do Ceará.

Foi vencedor do Prêmio Talento Engenharia Estrutural 2013, na categoria Obras Especiais, com a Arena Castelão e do Prêmio Talento Engenharia Estrutural 2015, na categoria Obras Industrializadas, com o Iguatemi Fortaleza, além de ter recebido menção honrosa do Prêmio Talento Engenharia Estrutural 2016, na categoria Obras Especiais, com o projeto das torres para energia eólica com 100 m de altura para as máquinas Suzlon.

O minicurso será realizado no Campus Praia Vermelha da UFF (Rua Miguel Frias, 9 – Icaraí – Niterói (RJ). As inscrições estão abertas e podem ser efetuadas por intermédio do link https://www.sympla.com.br/evento/mini-curso-lajes-protendidas-em-edificios/2429943 .

 

 

Últimas Notícias

plugins premium WordPress