fev/23-
Após um ano de reuniões, o Grupo de Trabalho instituído dentro da CE-002.124.015 – Comissão de Estudo de Estruturas de Concreto – Projeto e Execução para revisão da ABNT NBR 15200:2012 Projeto de estruturas de concreto em situação de incêndio encerrou, em 10 de fevereiro de 2023, os trabalhos de análise e discussão do novo texto a ser preparado.
“Passamos para a fase de elaboração do texto que será posto em consulta nacional, incorporando nele todas as sugestões aprovadas nas reuniões, ocorrendo, agora, uma fase mais administrativa e todos serão comunicados assim que o texto a ser enviado para consulta nacional estiver pronto”, esclarece o eng. Fabrício L. Bolina, coordenador da Comissão.
A NBR 15200 estabelece os critérios de verificação e projeto de estruturas de concreto em situação de incêndio e a forma de demonstrar o seu atendimento, conforme requisitos de resistência ao fogo estabelecidos na ABNT NBR 14432 Exigências de resistência ao fogo de elementos construtivos de edificações – Procedimento ou em documentos oficiais (notadamente as instruções técnicas dos Corpos de Bombeiros).
Segundo o eng. Petrus G. B. da Nóbrega, secretário da Comissão, não há mudanças significativas a serem incorporadas nas metodologias, formulações ou valores tabulares atuais estipulados na Norma, mostrando convergência e confiabilidade da NBR 15200 frente a normas internacionais equivalentes.
“Foi feito um grande esforço para compatibilizar a terminologia da NBR 15200 com outras normas e instruções técnicas da área de engenharia de incêndio, e elaboradas novas redações para os trechos que suscitavam dúvidas de interpretação do meio técnico”, explica o secretário.
O eng. Bolina comenta que, no novo texto, estabeleceu-se um esclarecimento dos critérios adotados no cálculo do Tempo Equivalente, porém preservando-o em sua essência. “Também constam esclarecimentos e melhorias nas considerações sobre revestimentos em geral e contrapisos como elementos de melhoria a performance das estruturas de concreto ao incêndio, além de ter sido feito ajuste dos procedimentos já existentes relativos ao cálculo de pilares-parede ao incêndio”.
Ainda segundo o coordenador, foram acrescentados pontos de correlação da ABNT NBR 15200 com o projeto de segurança ao incêndio, na expectativa de oferecer ao projetista possibilidades de otimização no seu projeto de estruturas ao incêndio.
“O novo texto também contemplará a possibilidade de uso de algumas técnicas construtivas contemporâneas, abrindo novas possibilidades para o projetista”, finaliza o secretário.