Ligue Agora: 
55 11 3938-9400

Área Restrita do Associado

Notícias

Em revisão, a norma para estruturas de concreto em situação de incêndio

Instituído dentro da CE-002.124.015 – Comissão de Estudo de Estruturas de Concreto – Projeto e Execução, o Grupo de Trabalho para revisão da ABNT NBR 15200:2012 Projeto de estruturas de concreto em situação de incêndio vem se reunindo desde o início deste ano.

Esta norma estabelece os critérios de verificação e projeto de estruturas de concreto em situação de incêndio e a forma de demonstrar o seu atendimento, conforme requisitos de resistência ao fogo estabelecidos na ABNT NBR 14432 Exigências de resistência ao fogo de elementos construtivos de edificações – Procedimento ou em documentos oficiais (notadamente as instruções técnicas dos Corpos de Bombeiros).

O objetivo principal da revisão da NBR 15200 é realizar uma atualização dos conceitos e terminologia, aproximando-a e integrando-a mais às recentes NBRs que tratam dos temas de ensaios de elementos estruturais em situação de incêndio, da NBR 6118 e da norma europeia Eurocode 2 (Parte 1-2).

Busca-se, ainda, uma reorganização da nomenclatura dos métodos de cálculo disponíveis, uma simplificação do texto e mais clareza dos procedimentos de projeto.

Sob a coordenação dos engenheiros Fabricio L. Bolina (relator) e Petrus G. Nóbrega (secretário), o Grupo de Trabalho vem analisando e discutindo o texto-base e todas as sugestões de mudanças da norma com previsão de conclusão dos trabalhos no segundo semestre deste ano.

Para os coordenadores, é importante destacar a intenção de preservar todo o arcabouço atual acerca dos métodos e metodologias de cálculo e procedimentos de verificação das estruturas em situação de incêndio. Os critérios atuais de projeto, mesmo no contexto internacional, não sofreram profundas reformulações, sendo preservadas suas bases técnicas e científicas.

Fabrício L. Bolina é Doutor em Engenharia de Segurança ao Incêndio pela Universidade de Coimbra/Portugal e Doutor em Engenharia Civil pela Unisinos. Professor titular da Unisinos, desde 2016, nos cursos de Engenharia e Arquitetura, e coordenador de dois cursos de especialização, é pesquisador atuante em estudos experimentais e numéricos de estruturas de concreto ao incêndio, além de atuar em consultorias dirigidas a integração do projeto de arquitetura versus segurança ao incêndio em prol da otimização do projeto de estruturas. Atualmente, é pós-doutorando na UFRGS.

Mestre e Doutor em Engenharia de Estruturas pela USP – Universidade de São Paulo (Poli e EESC), Petrus G. B. da Nóbrega é professor Associado IV da UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte (onde ingressou em 1997) e pesquisador atuante nas linhas de estruturas de concreto e dinâmica das estruturas. Além da atividade acadêmica, atual como projetista e consultor de estruturas civis, havendo trabalhado, ao longo dos anos, com análise de tensões e deformações de estruturas mecânicas especiais.

O eng. Petrus Nóbrega é associado da ABECE, tendo sido diretor da Regional Natal da entidade, que, mais uma vez, vem acompanhando ações de normalização do setor.
As reuniões do GT acontecem sempre na penúltima sexta-feira do mês. O próximo encontro está marcado para o dia 22/7. Interessados em participar devem encaminhar e-mail para comissaonbr15200@gmail.com.

Últimas Notícias