Ligue Agora: 
55 11 3938-9400

Área Restrita do Associado

Notícias

Em vigor, a nova NBR 6123

dez/23

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) publicou, em 20 de dezembro de 2023, a nova ABNT NBR 6123:2023 Forças devidas ao vento em edificações, que altera a versão de 1988.

O projeto de revisão foi elaborado pela CE-002:122.016 – Comissão de Estudo de Forças Devidas ao Vento em Edificações do Comitê Brasileiro da Construção Civil (ABNT/CB-002) sob coordenação do prof. Acir Mércio Loredo-Souza, e tendo como secretário o Prof. André Beck (indicado pela ABECE).

A NBR 6123 fixa as condições exigíveis na consideração das forças devidas à ação estática e dinâmica do vento, para efeitos de cálculo de edificações incluindo a estrutura como um todo ou em partes, componentes estruturais e acessórios, como revestimentos e vedações. O termo edificações é aplicado em sentido amplo, abrangendo edifícios, torres, chaminés, ginásios, pontes e outras obras de engenharia civil.

“Esta nova versão da Norma que acaba de ser publicada traz diversos avanços, dentre eles dois novos capítulos, capítulo 10 – Vibrações por desprendimento de vórtices e capítulo 11 – Ação de vento em pontes”, explica o eng. Gabriel Mazzo, diretor-adjunto de Normas Técnicas da ABECE que participou de todo o processo de revisão.

Segundo o diretor, o grupo de trabalho responsável pela revisão prosseguirá com as reuniões para revisão do mapa de isopletas e fator S3 a ser publicado futuramente como uma errata para a norma.

Para detalhes sobre a norma publicada ou sua aquisição: https://www.abntcatalogo.com.br/pnm.aspx?Q=MVV2emxDaHQ5UEoyVTVnczBrVDBPVm5Gamw4dzczeG5HMzJjczU1ZTBMMD0=

Associados da ABECE têm 50% de desconto na aquisição das normas da ABNT.

Últimas Notícias

plugins premium WordPress