Ligue Agora: 
55 11 3938-9400

Área Restrita do Associado

Notícias

Modernização da engenharia sergipana em pauta

“Modernização da engenharia sergipana” foi o tema do evento promovido pela ABECE, por intermédio da Regional Aracaju, nos dias 23 e 24 de setembro de 2022, na Faculdade Pio Décimo, em Aracaju/SE com palestrantes especialmente convidados para abordar o assunto.

Na noite de 23/9, após abertura solene com a participação dos engenheiros Leonardo Braga Passos (diretor de relacionamento da ABECE) e Adelson Rios (diretor da Regional Aracaju) e de representantes das entidades apoiadoras do evento, a palestra inaugural foi proferida pelo eng. Luiz Henrique Ceotto.

Mestre em Engenharia de Estruturas pela USP (Universidade de São Paulo), com mais de 40 anos de carreira e mais de 800 prédios construídos sob sua orientação, possuidor do Executive Certificate in Technology and ACE (2018) by MIT, o palestrante falou sobre a modernização da engenharia civil para o mercado de trabalho.

No dia seguinte, o eng. Daniel Véras Ribeiro, professor e coordenador do Laboratório de Ensaios em Durabilidade dos Materiais (LEDMa) da Universidade Federal da Bahia, abriu os trabalhos abordando o tema “O projeto de durabilidade das estruturas”.

Na sequência, a palestra “Durabilidade das estruturas – cuidados no projeto e controle na execução”, deu continuidade ao assunto com o eng. Leonardo Braga Passos, mestre em Engenharia de Materiais pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), com experiência demais de 20 anos em projetos estruturais (concreto armado e protendido, metálica, alvenaria estrutural), ensaios (GPR, ultrassom, tomografia, prova de carga, dentre outros).

A modernização na gestão do envelhecimento das estruturas foi abordada pelo eng. Carlos Henrique de Carvalho, formado pela UFBA (Universidade Federal da Bahia), Doutor em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Sergipe, Mestre em Engenharia da Produção pela UFBA e inspetor de estruturas de concreto.

Um debate com todos os palestrantes encerrou o evento, que, segundo o diretor de Relacionamento da ABECE, eng. Leonardo Passos “proporcionou novas perspectivas, discussões e debates, evidenciando o cunho evolutivo da engenharia, em especial no âmbito do envelhecimento de suas estruturas e a necessidade de se projetar corretamente – estruturalmente confiável e durável”.

Últimas Notícias

plugins premium WordPress